• Varal Solidario
  • EMEI Vovó Arlete
  • Praça Beira Rio
  • Desfile Natal Mágico
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Festa das Crianças
  • Carreteada na Expocampo
  • Jogos Estudantis de Taquara

Editorias
Segunda-feira, 25 10:48 - Secretaria de Meio Ambiente

Secretarias de Meio Ambiente e de Obras realizam mutirão de limpeza em diversos bairros do município

Limpeza nos bairros de Taquara está sendo realizada com o uso de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba Foto: Cleusa Silva Limpeza nos bairros de Taquara está sendo realizada com o uso de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba

Além das notificações que constantemente faz aos proprietários de terrenos baldios em Taquara, devido ao acúmulo de lixo e descartes realizados em vias públicas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou na semana passada um mutirão de limpeza em diversos bairros do município.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a medida não isenta os proprietários de terrenos baldios já notificados a responderem por possíveis penalidades previstas na Lei Municipal nº 3.205/2004. Muito além da questão visual, que incomoda quem mora ao lado de um terreno abandonado, o mato alto em locais sem moradia ou prédios comerciais provoca problemas maiores, como o acúmulo de lixo e entulho, descartados irregularmente, e a proliferação de insetos, roedores e outros animais peçonhentos.

O prefeito Tito Livio Jaeger Filho faz um alerta de que a lei municipal que dispõe sobre a política ambiental de proteção ao meio ambiente em Taquara prevê até multa para os proprietários de terrenos que não realizam a limpeza de suas propriedades, mesmo aquelas sem construção.

“Além das medidas tomadas, cabe ao município realizar a poda, corte, derrubada e remoção de árvores localizadas apenas em áreas públicas, assim como a limpeza de locais públicos e em terrenos pertencentes ao município. Os custos e serviços em propriedades privadas são de responsabilidade do proprietário do terreno”, explicou o prefeito de Taquara.

Durante a vistoria dos trabalhos de limpeza realizados na rua La Paz, esquina com a Oswaldo Cruz, no bairro Empresa, na manhã de quarta-feira (20), a Secretária de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff, conversou com Osmar Correa, vizinho do local onde estava sendo feita a limpeza e explicou que a comunidade taquarense deve ser parceira da Administração Municipal para fiscalizar as ocorrências de descartes irregulares de lixo e resíduos sólidos em terrenos baldios e vias públicas.

“Estamos conversando com os moradores que residem próximo dos locais públicos e das ruas que estamos limpando, solicitando a colaboração de todos para que nos informem quando houver situações de descartes irregulares de lixo e materiais em desuso, como móveis”, explicou Laura.

A secretária explicou ainda que, de acordo com a Lei Municipal nº 5.718/2015, é proibido jogar lixo ou resíduos sólidos em locais não permitidos, e quem for identificado abandonando lixo de qualquer natureza em terrenos baldios estará sujeito a orientação verbal, advertência por escrito e multa entre duas a 20 Unidades de Referência Municipal (URM). O valor da URM para o ano de 2019 é de R$ 519,90.

De acordo com o diretor de Obras e Serviços Urbanos de Taquara, Juarez Leão, o mutirão de limpeza está sendo realizado com o emprego de uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba, que faz o recolhimento do entulho e encaminha ao devido descarte.

“Semana passada já realizamos a limpeza na rua São Francisco, esquina com a Flores da Cunha, e na Rua Santo Antônio, no bairro Mundo Novo, e também no bairro Empresa. Após concluirmos a limpeza, colocaremos uma placa orientando a comunidade sobre a proibição de depositar lixo naquele local, sob pena de multa”, avisou o diretor de Obras e Serviços Urbanos de Taquara.

Quem precisar de mais esclarecimentos referente a forma correta de fazer o descarte de móveis em desuso, ou quiser informar sobre algum descarte irregular de lixo, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na rua Dr. Edmundo Saft, nº 2926, bairro Centro, ou pelo telefone (51) 3541-9235.

Fotos

Mutirão de Limpeza nos Bairros (22.03.19) 20 imagens na galeria
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Limpeza nos bairros de Taquara está sendo realizada com o uso de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba Cleusa Silva
Limpeza nos bairros de Taquara está sendo realizada com o uso de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Secretária de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff (dir), conversa com Osmar Correa, morador do bairro Empresa Cleusa Silva
Secretária de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff (dir), conversa com Osmar Correa, morador do bairro Empresa
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Após a limpeza está sendo colocada uma placa que orienta a comunidade sobre a proibição de depositar lixo naquele local Cleusa Silva
Após a limpeza está sendo colocada uma placa que orienta a comunidade sobre a proibição de depositar lixo naquele local
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200