• Jogos Estudantis de Taquara
  • EMEI Vovó Arlete
  • Praça Beira Rio
  • Carreteada na Expocampo
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Festa das Crianças
  • Desfile Natal Mágico

Editorias
Segunda-feira, 10 de Julho de 2017 17:19 - Secretaria de Saúde

Desistência de pacientes a consultas agendadas preocupa a Secretaria de Saúde

Pacientes deve avisar quando vão faltar as consultas agendadas Foto: visaooeste.com.br Pacientes deve avisar quando vão faltar as consultas agendadas

A desistência sem aviso prévio de pacientes às consultas agendadas vem preocupando a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara. Segundo o secretário responsável, Vanderlei Vili Petry, as consultas já estão sendo marcadas para o mês de setembro, o que poderia ser antecipado caso as pessoas, que não vão comparecer, avisassem com antecedência a secretaria, passando o seu horário a outro paciente.

 

“Estamos apreensivos com esta questão, pois é muito séria. Estes dias, na consulta de Neurologia, de 23 pacientes agendados, somente nove compareceram. Como ficamos sabendo no dia da consulta, não temos tempo hábil para chamar os pacientes dos dias seguintes”, relata Petry.

 

As desistências ocorrem, diariamente, em todas as especialidades com agendamento, como cardiologia, neurologia, infectologia. “A nossa demanda é muito grande e o percentual de faltas as consultas está assustador. Em cardiologia chega a ter 40% de absenteísmo, em neurologia, cerca de 30%, e, em infectologia, chega a 50%. Acho que falta conscientização. A nossa intenção é que as pessoas que não puderem ir, avisem, para que seja possível chamar outros pacientes ao atendimento”, observa o secretário Petry.

 

Além das consultas médicas, a enfermeira Clarice Ermínia Feltes, responsável pela Vigilância em Saúde, comenta que há um descomprometimento dos pacientes na retirada de eletrocardiogramas e exames de laboratório de notificação compulsória, onde cerca de 30% dos exames feitos, não são retirados pelos pacientes. “Os exames ficam a disposição e a pessoa não retira. É dinheiro público, investido na Saúde, que se perde todos os dias”, afirma Clarice.

 

Acompanhando sua mãe ao cardiologista, Rosângela Maria Philereno, ressalta a importância das pessoas avisarem o não comparecimento às consultas. “O correto é que as pessoas avisem, pois sem esta consciência de pensar no próximo, podem prejudicar outras pessoas. Já é difícil conseguirmos um agendamento, é demorado, e ainda não vir e não comunicar, acho que é muito prejudicial”, revela Rosângela.

 

Quem não puder ir às consultas pré-agendadas podem comunicar, com antecedência, a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3541-9300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. A secretaria está localizada na rua 17 de Junho, 2411. 

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200