• Carreteada na Expocampo
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Desfile Natal Mágico
  • Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • EMEI Vovó Arlete
  • Varal Solidario

Editorias
Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 09:51 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Boas práticas de Agricultura Familiar na alimentação escolar irá compor caderno especial do FNDE

Merendeiras participam de qualificações na área Foto: Magda Rabie Merendeiras participam de qualificações na área

Taquara é um dos municípios selecionados a compor caderno especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, que destaca experiências exitosas referentes às Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No dia 3 de outubro, em Brasília – DF, haverá solenidade de premiação e lançamento do caderno no qual o prefeito, Tito Livio Jaeger Filho, foi convidado a prestigiar.

 

Mediante concurso do FNDE, participado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Setor de Merenda Escolar, juntamente com 980 municípios do país, Taquara teve seu relato escolhido, dentre as 25 melhores práticas desenvolvidas. Do Rio Grande do Sul foram 11 municípios selecionados.

 

O objetivo da seleção, segundo o FNDE, é “valorizar experiências de sucesso de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que introduziram a compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, na forma legal, e, com criatividade e espírito inovador dos gestores, obtiveram resultados positivos em outros setores da economia e do desenvolvimento sustentável da localidade”.

 

Os relatos de experiência foram enquadrados em categorias quanto à inovação e à criatividade na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, sendo avaliados por Comissão Julgadora com representantes do FNDE, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Casa Civil; do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina; da Companhia Nacional de Abastecimento; da Associação Brasileira de Nutrição e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

 

Alimentação escolar e a Agricultura Familiar em Taquara

 

Conforme o relato “Multi Estratégias para Alimentação Escolar de Ponta com a Agricultura Familiar”, Taquara tem aproximadamente seis mil alunos, distribuídos em 38 unidades, 11 escolas de Educação Infantil, 26 escolas de Ensino Fundamental (uma com Ensino Médio), mais o atendimento do Programa AABB Comunidade. Cerca de 80 merendeiras atendem esta demanda no Município.

 

Formações e palestras com professores; trabalhos pedagógicos de educação alimentar e nutricional com os alunos; capacitações às merendeiras, com formações sobre o PNAE e cursos de culinária e de aproveitamento integral de alimentos junto ao Senar; reuniões com agricultores familiares, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e a EMATER, são algumas das ações que impulsionaram o reconhecimento do setor em Taquara.

 

Segundo informações especificadas no relato, no ano de 2013, o percentual de compra da Agricultura Familiar foi de 46% (PNAE). Após diversas ações, que resultaram no aumento do consumo de hortigranjeiros, a compra, em 2015, ultrapassou a marca de 75%, aumentando a cada ano.

 

O objetivo das ações foram atingidas, sendo que, hoje, Taquara tem uma alimentação escolar de ponta, que inclui a correta execução do cardápio, com excelente aceitação dos alunos. Estes resultados foram construídos, principalmente, pela interlocução entre o Setor de Alimentação Escolar, Agricultura Familiar, merendeiras, professores e parceiros da Alimentação Escolar.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200