• Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • Desfile Natal Mágico
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • EMEI Vovó Arlete
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Carreteada na Expocampo

Editorias
Terça-feira, 07 12:34 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Desfile “Um Sonho de Natal” abrirá as festividades natalinas em Taquara

Evento contará com 520 integrantes, dez alas, rapel com papais noéis e espetáculo pirotécnico

Regina Valentini é uma das organizadoras do evento, integrando a equipe da Diretoria de Cultura Foto: Magda Rabie Regina Valentini é uma das organizadoras do evento, integrando a equipe da Diretoria de Cultura

O Natal Mágico de Taquara se aproxima. No dia 16, as luzes se acendem e trazem muito mais alegria, paz, amor, carinho e solidariedade, o que inspira o temário do 3º Desfile Natalino: “Um sonho de Natal”, segundo uma das organizadoras do evento, Regina Valentini. “A nossa intenção é que a solidariedade conquiste o nosso Natal, conquiste cada pessoa e que perdure durante o próximo ano, que as pessoas pensem no maior presente que possam dar e receber que são os sentimentos e deixem os presentes materiais em segundo plano. Este é o nosso sonho de Natal”, revelou Regina. O Natal Mágico de Taquara é promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes e da Diretoria de Cultura, com apoio das Voluntárias do Natal, do Sindilojas VP e do Fecomércio RS – SESC e SENAC.

 

A partir das 20h30min, cerca de 520 pessoas adentram a rua Júlio de Castilhos levando os mais puros sentimentos à época mais importante do ano. Das igrejas até à Praça Marechal Deodoro, seguirão dez alas. A primeira delas vem com as autoridades e as Voluntárias do Natal; a segunda ala traz o Papai Noel e os personagens natalinos como o boneco de neve, o gnomo, árvore-de-natal, o anjo e a estrela. As patinadoras da Escola Arte sobre Rodas, de Igrejinha, integram a terceira ala; seguindo para a quarta ala, que retrata o Amor, com a participação do Colégio Santa Teresinha.

 

A Alegria será representada pela quinta ala e trará alunos das escolas municipais: Colégio Theóphilo Sauer, EMEF Calisto Eolálio Letti, EMEF 17 de Abril, EMEI Alice Maciel, EMEI Harda Liana Muller e EMEI Leonel de Moura Brizola. Depois é a vez do sentimento Carinho e os alunos das escolas EMEF Alípio Alfredo Sperb, EMEF Lauro Hampe Muller, EMEF João Martins Nunes, EMEI Vera Marks Iribarry, EMEI São João Batista e EMEI Tia Bete, integrando a ala seis.

 

A ala sete é da Solidariedade e será apresentada pelo Instituto Sinodal Dorothea Schäfke. A Paz virá logo após, com a ala 8, representada pelos alunos das escolas municipais EMEF Nereu Wilhelms, EMEF Rosa Elsa Mertins, EMEF Getúlio Vargas, EMEI Vovó Arlete e EMEI Vovó Domênica e pelos consulados do Grêmio e do Internacional. A seguir, representando todos os sentimentos, na ala nove, participa o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul. O fechamento do desfile, na décima ala, contará com o comércio e serviço de Taquara, através do Sindilojas e lojistas, o SESC e o SENAC.

 

O desfile finaliza com a abertura oficial na lateral da Praça Marechal Deodoro, em frente ao Serviço Social do Comércio – SESC. Durante o momento a chave da cidade será entregue ao Papai Noel pelo prefeito, Tito Livio Jaeger Filho. Haverá a leitura de um dos poemas premiados no Concurso de Poesia, promovido nas escolas municipais e particulares do Município e a cantora, Isadora Apollo, apresentará canções relacionadas à temática do Natal.

 

Mas o momento que está sendo muito esperado por todos é a descida de rapel de cerca de 25 papais noéis do prédio da Prefeitura. Os organizadores destacam que será, além de inédito, um momento lindo. A abertura do Natal Mágico de Taquara encerra com o espetáculo pirotécnico, tradicional nesta época do ano.

 

Natal Mágico de Taquara contará com programação nas quintas-feiras

A programação natalina continua nas noites das quintas-feiras, a partir das 20h30min, na Praça Marechal Deodoro. No dia 23 de novembro, haverá apresentação com o Conservatório Musical Villa Lobos; no dia 30, com o Coral do IACS; no dia 7 de dezembro ocorre o Desfile de Bike que virá acompanhado da banda Clarins de Prata. No dia 14, acontece o 1º Desfile PET (momento em que a APATA receberá doações de ração) e a apresentação do Coral Viva Vida, das Faculdades Integradas de Taquara, e, no dia 21 de dezembro, finaliza-se as festividades com a cantora Isadora Apollo. Concomitante à programação, o Papai Noel estará, todas as quintas-feiras, na Praça, recebendo doações de brinquedos para alegrar o Natal de crianças carentes do Município. A concentração dos desfiles se dará nas igrejas.

 

Concurso de Poesias “Um Sonho de Natal” premiará estudantes

Promovido pela Biblioteca Municipal Rodolfo Dietschi, o Concurso de Poesias “Um Sonho de Natal” foi destinado aos estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e particulares de Taquara. Teve como objetivo incentivar a produção literária e o hábito da leitura e escrita, através de valores relacionados ao Natal. A inspiração para criação do poema foi o filme O expresso Polar. Participaram as escolas Lauro Muller, Nereu Wilhelms, Tomé de Souza, Santa Teresinha, Rosa Elsa Mertins e Dr. Alípio Alfredo Sperb, com 14 poemas inscritos. No dia 1º de novembro, os poemas foram avaliados pela professora e escritora Clair dos Santos Wilhelms, pela jornalista Magda Rabie e pela professora Iana Kleinkauf que elencaram os cinco melhores. O resultado será divulgado, na quarta-feira, 8, às 8h30min, durante a reunião de diretores, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Os poemas premiados serão divulgados no Portal Municipal (www.taquara.rs.gov.br) e nos veículos de comunicação e os alunos receberão medalhas e declamarão seus poemas durante a programação natalina, nas noites das quintas-feiras.

Fotos

Natal Mágico de Taquara 07 10 2017 2 imagens na galeria
Natal Mágico de Taquara conta com Concurso de Poemas que teve avaliação na última semana Mano Jeferson Guedes
Natal Mágico de Taquara conta com Concurso de Poemas que teve avaliação na última semana
Foto: Mano Jeferson Guedes
Regina Valentini é uma das organizadoras do evento, integrando a equipe da Diretoria de Cultura Magda Rabie
Regina Valentini é uma das organizadoras do evento, integrando a equipe da Diretoria de Cultura
Foto: Magda Rabie

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200