• Varal Solidario
  • Desfile Natal Mágico
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Festa das Crianças
  • EMEI Vovó Arlete
  • Praça Beira Rio
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo

Editorias
Terça-feira, 09 de Janeiro de 2018 10:39 - Secretaria de Saúde

Parceria com escola de reabilitação proporciona atendimento mais humanizado e qualificado aos portadores de necessidades especiais

Atividades realizadas na Helfen visam o desenvolvimento terapêutico e pedagógico Foto: Divulgação Atividades realizadas na Helfen visam o desenvolvimento terapêutico e pedagógico

Preocupada em oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado aos estudantes que são portadores de necessidades especiais, a Administração Municipal de Taquara mantém uma parceria com a Helfen – Escola Especial Marcel Emílio Dani e Centro de Reabilitação Integrado, que atende atualmente cerca de 110 alunos especias da rede municipal de ensino, moradores da região urbana e também de localidades do interior do município.

Com 24 anos de atuação no município, a Helfen atende pessoas com deficiências de casos leves a múltiplos, possuindo uma estrutura composta por mobílias e equipamentos posturais específicos, além de profissionais capacitados dos setores de educação e saúde.

Sua área construída com mais de 1200 metros quadrados está dividida em 10 salas de aula, cinco sanitários, secretaria, sala de reunião, biblioteca e sala de informática, almoxarifado, recepção e refeitório, além de quatro salas de atendimento ao Serviço de Apoio Especializado, os setores de hidroterapia e fisioterapia, ginásio esportivo e áreas para a prática de equoterapia, horta e jardinagem.

De acordo com a diretora e terapeuta ocupacional, Suzy de Abreu Costa, que administra a escola com seu marido Diego Ferreira Costa, a proposta da Helfen é possibilitar um local de atendimento terapêutico e pedagógico com resultados significativos.

“Nosso trabalho é proporcionar aos portadores de necessidades especiais formas educacionais específicas, que estimulem áreas como a psicomotricidade, cognição, socialização e desenvolvimento das atividades de vida diárias de cada aluno”, explicou Suzy.

O prefeito Tito Livio Jaeger Filho, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Vanderlei Vili Petry, esteve conhecendo todas as instalações da Helfen, momento em que assistiu as aulas e também conversou com alguns pais dos alunos, que aguardavam seus filhos em uma sala de espera exclusiva para eles.

“Fico muito feliz por ver que, aqui na Helfen, os alunos especiais da rede municipal de ensino tem a sua disposição todo o acompanhamento pedagógico e também contam com tratamentos como terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros que possibilitarão o seu desenvolvimento no processo de inclusão social”, comemora o prefeito de Taquara.

Mais informações sobre como encaminhar os alunos especiais da rede municipal de ensino para atendimento na Helfen – Escola Especial Marcel Emílio Dani e Centro de Reabilitação Integrado devem ser obtidas pelo telefone 3541-9300, com as secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Esportes. Informações sobre o trabalho que é desenvolvido no centro de reabilitação podem ser obtidas pelo telefone 3542-3422.

Fotos

Visita do Prefeito Tito na Helfen Centro de Reabilitação 11 imagens na galeria
Atividades realizadas na Helfen visam o desenvolvimento terapêutico e pedagógico Divulgação
Atividades realizadas na Helfen visam o desenvolvimento terapêutico e pedagógico
Foto: Divulgação
Prefeito Tito Livio Jaeger Filho (2º à esq) confere o trabalho que é desenvolvido no centro de reabilitação Cleusa Silva
Prefeito Tito Livio Jaeger Filho (2º à esq) confere o trabalho que é desenvolvido no centro de reabilitação
Foto: Cleusa Silva
Divulgação

Foto: Divulgação
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200