• Praça Beira Rio
  • Desfile Natal Mágico
  • Carreteada na Expocampo
  • Festa das Crianças
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • EMEI Vovó Arlete
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas

Editorias
Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018 08:50 - Secretaria de Planejamento e Urbanismo

Mosmann Alimentos estuda proposta de patrocínio na revitalização da Casa Vidal

Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (2º dir) explica ao industrial Paulo Mosmann (centro) sobre a importância da revitalização da Casa Vidal para a região Foto: Cleusa Silva Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (2º dir) explica ao industrial Paulo Mosmann (centro) sobre a importância da revitalização da Casa Vidal para a região

Prestes a lançar o início das obras da primeira fase de revitalização da Casa Vidal, a Administração Municipal de Taquara segue apresentando a proposta de patrocínio para as empresas interessadas em fazer parte deste projeto cultural, de inestimável valor arquitetônico e histórico para a região, através do repasse do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na manhã de segunda-feira (30), o projeto foi apresentado na Mosmann Alimentos, de Parobé.

A Casa Vidal, prédio mais antigo ainda existente no município, construída em 1882, tem 1.491 m² e está localizada na rua Tristão Monteiro, próxima ao Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede da Prefeitura Municipal de Taquara.

Desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, o projeto de revitalização desse Patrimônio Histórico de Taquara prevê o restauro dessa edificação, seguindo todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços, que serão utilizados para atividades culturais.

Concluída a restauração do imóvel, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal. O projeto de revitalização, que prevê ainda a instalação de salas para oficinas culturais, salas para exposição museológica, cafeteria e salas de apoio para atendimento ao público em geral, com elevador e locais de acessibilidade universal, tem o valor total de R$ 2,5 milhões.

Localizada em Parobé, a Mosmann Alimentos Ltda. foi fundada em 1º de maio de 1945, mesmo ano em que terminou a 2ª Grande Guerra Mundial, iniciando suas atividades num período de diversas dificuldades, como na aquisição de matérias-primas e no transporte da produção.

Com cerca de 10 funcionários trabalhando na produção e comercialização de massas e biscoitos, a Mosmann produzia inicialmente 300 quilos por dia, alimentos que eram embalados em barricas de madeira e transportados de trem até cidades mais distantes.

A empresa de Parobé, que inaugurou seu parque industrial em 1998, conta atualmente com a colaboração de 200 funcionários internos e 60 atuando nas vendas externas, e produz uma gama de mais de 20 tipos de massas e biscoitos.

Durante reunião com Paulo César Mosmann, industrial da Mosmann Alimentos Ltda, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, acompanhado pela Gestora Cultural da Patrimonium, Cristina Seibert Schneider, ocasião em que representou o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, explicou que as empresas parceiras aliarão sua marca a um projeto cultural inédito no Vale do Paranhana.

“Esse tipo de restauração é inédita na região, pois deixaremos esse prédio histórico da mesma forma que ele era no momento de sua inauguração, reconstruindo as suas características originais”, esclareceu o vice-prefeito de Taquara.

Com o portfólio do projeto de revitalização da Casa Vidal em mãos, a diretoria da Mosmann Alimentos estudará nos próximos dias a possibilidade de contribuir com esse projeto, cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), além da alíquota do seu ICMS que poderia comprometer, de acordo com a Lei 13.490/10, que institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais.

Também participaram da reunião na sede da Mosmann Alimentos Ltda., que está localizada às margens da ERS-239, no bairro Conceição do Funil, em Parobé, o diretor de vendas da empresa alimentícia, Samuel Ruiz Mosmann; a diretora-geral de planejamento da Administração Municipal de Taquara, Josiane Cristina da Rosa; e Anderson Miguel Christ, assistente financeiro-administrativo da Patrimonium.

Fotos

Visita a Mosmann Alimentos 5 imagens na galeria
Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (2º dir) explica ao industrial Paulo Mosmann (centro) sobre a importância da revitalização da Casa Vidal para a região Cleusa Silva
Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (2º dir) explica ao industrial Paulo Mosmann (centro) sobre a importância da revitalização da Casa Vidal para a região
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200