• Carreteada na Expocampo
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • EMEI Vovó Arlete
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Desfile Natal Mágico

Editorias
Segunda-feira, 09 10:24 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

PNAIC é encerrado pelo Governo Federal que lança como nova proposta o Programa Mais Alfabetização

Grupo de formadores de Taquara em reunião de encerramento do PNAIC Foto: Magda Rabie Grupo de formadores de Taquara em reunião de encerramento do PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi encerrado pelo Governo Federal, em todos os municípios do país, para dar lugar ao Programa Mais Alfabetização, uma nova estratégia do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes, regularmente matriculados, no 1º e no 2º ano, do Ensino Fundamental por meio de acompanhamento pedagógico específico. Em Taquara, o grupo de formadores do PNAIC, reuniu-se, na semana passada (5), para formalização do encerramento do programa. Já está em tratativas a adesão à nova proposta do MEC.


O PNAIC iniciou no município de Taquara, em março de 2013, com formações para docentes alfabetizadores, administrados por um grupo de professores com formações, orientadas, inicialmente pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que atenderam, em média, 200 professores alfabetizadores, por ano, da rede pública municipal. Em 2016, as formações passaram a ser orientadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atingindo, além dos professores alfabetizadores, os coordenadores pedagógicos das escolas e professores da Educação Infantil.


O objetivo do PNAIC foi desenvolver uma formação continuada que atendesse a alfabetização (letramento/matemática) procurando garantir o direito de aprendizagem do aluno nas diferentes áreas do conhecimento. A coordenadora local, Simone Tomazini da Luz; o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), Antônio Edmar Teixeira de Holanda e a equipe pedagógica da SMECE, agradecem as parcerias realizadas neste período, como das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), das escolas que cederam espaços, dos professores que contribuíram com suas palestras, e, pela dedicação dos formadores e o comprometimento dos professores na participação desta formação e pelo trabalho desenvolvido na prática com os alunos.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200