• Jogos Estudantis de Taquara
  • Varal Solidario
  • Desfile Natal Mágico
  • Festa das Crianças
  • Praça Beira Rio
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo
  • EMEI Vovó Arlete

Editorias
Quarta-feira, 10 10:26 - Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana

Administração Municipal e Consepro fazem os últimos ajustes para o início do novo estacionamento rotativo

Rua General Frota, no trecho entre a Marechal Floriano e a Rio Branco, será incluída na zona azul Foto: Cleusa Silva Rua General Frota, no trecho entre a Marechal Floriano e a Rio Branco, será incluída na zona azul

Definidas as mudanças nas vagas distribuídas pela rua Júlio de Castilhos, nas formas de cobrança, entre outras inovações, a Administração Municipal de Taquara e o Conselho Comunitário Pró-Segurança (Consepro) fazem agora os últimos ajustes para o início do novo estacionamento rotativo. A grande novidade é que os recursos arrecadados com a cobrança do estacionamento da chamada “zona azul” passarão a ser revertidos em ações de segurança pública no município.

Para promover um trânsito mais organizado, dar maior mobilidade e mais fluidez com segurança, além de melhorar o aspecto da rua Júlio de Castilhos, o antigo estacionamento oblíquo dará lugar ao sistema paralelo nos dois lados da via pública, que seguirá sendo de mão única. Medida que foi estudada por um engenheiro de trânsito contratado pelo Consepro e pesquisada previamente entre os comerciantes daquela região.

Nesta primeira etapa do estacionamento, que deverá entrar em operação até o final deste mês, serão disponibilizadas 500 vagas na região central de Taquara, distribuídas pelas ruas Júlio de Castilhos, no trecho entre o Colégio Santa Teresinha e a rua Tristão Monteiro; Marechal Floriano, Guilherme Lahm e Rio Branco, ambas no trecho entre as ruas Bento Gonçalves e a General Frota; além das ruas Bento Gonçalves e General Frota, no trecho entre a Marechal Floriano e a Rio Branco.

O novo estacionamento rotativo de Taquara também disponibilizará 26 vagas para idosos, devidamente regulamentadas e demarcadas, e mais 13 vagas para deficientes físicos – ambas sem cobrança de tarifas. Também foram criadas novas áreas de carga e descarga, totalizando 10 espaços destinados para este fim. O limite de tempo sem cobrança de tarifa será de 10 minutos. E as motos, que terão maior número de vagas, continuarão isentas de pagamento.

Além de comprar os tíquetes pelos parquímetros instalados por diversos pontos dessas vias públicas, no valor de R$ 1,00 por cada meia hora, o usuário também poderá adquirir o valor correspondente ao tempo de estacionamento com os 10 monitores que circularão pela região central, no comércio local (nas lojas parceiras deste projeto), ou através de um aplicativo para telefone celular (que será disponibilizado em breve).

Parte do valor arrecadado, através do sistema de cobrança da Rek Parking Empreendimentos e Participações Ltda., será utilizado no custeio de despesas com a contratação dos agentes contratados pelo Consepro e na manutenção dos equipamentos, ficando a maior parte destinada para investimentos em órgãos como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras ações voltadas a segurança pública de Taquara.

Outro ponto que deve ser observado pelos usuários do estacionamento rotativo é o tempo máximo de duas horas de permanência contínua. Passado esse período, o condutor do veículo deverá removê-lo para outra vaga, voltando a respeitar o limite de tempo.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa, que na última sexta-feira (05) esteve acompanhando a instalação dos parquímetros na rua General Frota, ainda falta a pintura dos meios-fios, a instalação de placas, entre outras medidas que deverão ser realizadas antes do início da cobrança do estacionamento da zona azul. Se o tempo colaborar, o novo estacionamento rotativo de Taquara poderá ter início ainda neste mês.

Fotos

Últimos Ajustes para o Início do Novo Estacionamento Rotativo (05.10.18) 2 imagens na galeria
Rua General Frota, no trecho entre a Marechal Floriano e a Rio Branco, será incluída na zona azul Cleusa Silva
Rua General Frota, no trecho entre a Marechal Floriano e a Rio Branco, será incluída na zona azul
Foto: Cleusa Silva
Secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa (centro) conversa com técnicos da Rek Parking Cleusa Silva
Secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa (centro) conversa com técnicos da Rek Parking
Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200