• Jogos Estudantis de Taquara
  • Festa das Crianças
  • Desfile Natal Mágico
  • Praça Beira Rio
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo
  • EMEI Vovó Arlete

Editorias
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019 08:54 - Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana

Gaúchos terão nova carteira de identidade a partir de março

Novo documento entrará em circulação somente após o dia 1º de março Foto: Cleusa Silva Novo documento entrará em circulação somente após o dia 1º de março

Tendo como objetivo melhorar os procedimentos e requisitos para a emissão da Carteira de Identidade (CI), contidos no Decreto Federal nº 9.278/2018, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançará um novo documento, com a inclusão de informações adicionais, a partir de março.

Durante a apresentação do novo documento, ocorrida na manhã de segunda-feira (04), o chefe do posto regional do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Taquara, André Luiz Ebling, explicou que a adesão ao novo modelo é opcional para quem já tem o modelo antigo.

“A nova carteira de identidade do RS será emitida para quem solicitar o documento pela primeira vez, não sendo obrigatória a troca por quem já possui o modelo antigo. Claro que, quem preferir, poderá solicitar a troca do documento, mediante o pagamento da taxa de emissão e dos procedimentos exigidos pela regional do IGP”, explicou André.

No novo modelo de CI gaúcha, que começou a ser encaminhada desde o dia 04 de fevereiro, poderão ser incluídas informações do Cartão Nacional de Saúde, Identidade Profissional, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Certificado Militar, Título de Eleitor, PIS/PASEP, CPF e DNI.

“Quem preferir, também poderá incluir informações peculiares de saúde, como tipo sanguíneo, fator RH ou se é portadora de algum tipo de doença ou necessidade especial, mediante apresentação de documento médico específico”, relatou o chefe do IGP Taquara.

Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, analisou as vantagens do novo documento gaúcho, que agilizará também o processo de inscrição e seleção dos próximos concursos públicos.

“Com a apresentação desse documento já no momento da inscrição, todas as pessoas portadoras de necessidades especiais, por exemplo, poderão ter um atendimento adequado durante as provas, sem que seja necessário encaminhar anexo solicitando atendimento especial”, destacou o vice-prefeito de Taquara.

A nova carteira de identidade gaúcha, que entrará em circulação somente a partir do dia 1º de março, permitirá também a inclusão do nome social, que é o nome pelo qual as pessoas transexuais, travestis ou outro gênero preferem ser chamadas e que não reflete sua identidade de gênero.

O IGP Taquara, que está localizado junto a Casa do Governo, na rua Guilherme Lahm, 1476, bairro Centro, atende também as cidades de Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante, Riozinho, São Francisco de Paula e Glorinha. Mais informações sobre a nova carteira de identidade do RS podem ser obtidas no site do IGP-RS, no www.igp.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3223-6122.

Também participaram da apresentação do novo documento os vereadores de Taquara, Adalberto Soares e Guido Mário Prass Filho; o presidente do Consepro Taquara, Luiz Weber; o coordenador do Sine Taquara, Roberto Barock de Souza, o assessor legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Taquara, Amilton de Jesus Kaiper; e Ane Cristiele da Veiga Martini, auxiliar administrativo do IGP Taquara.

Fotos

Apresentação da Nova Carteira de Identidade (04.02.19) 3 imagens na galeria
Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (esq) analisa as vantagens do novo documento Cleusa Silva
Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (esq) analisa as vantagens do novo documento
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Novo documento entrará em circulação somente após o dia 1º de março Cleusa Silva
Novo documento entrará em circulação somente após o dia 1º de março
Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200