• Festa das Crianças
  • EMEI Vovó Arlete
  • Carreteada na Expocampo
  • Praça Beira Rio
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Desfile Natal Mágico
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas

Editorias
Sexta-feira, 15 de Março de 2019 09:12 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Programação do projeto Rio do Nosso Bairro iniciará com atividades às margens do Rio dos Sinos

Abertura ocorrerá no domingo (17), às 9h, no Balneário Municipal João Martins Nunes Foto: Divulgação Abertura ocorrerá no domingo (17), às 9h, no Balneário Municipal João Martins Nunes

Tendo como objetivos mobilizar o maior número de pessoas preocupadas com a qualidade de vida dos taquarenses, e que promovam ações cotidianas voltadas a preservação das águas que banham o município, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara retomará neste final de semana o projeto Rio do Nosso Bairro. A programação, que seguirá até o dia 04 de abril, iniciará com diversas atividades às margens do Rio dos Sinos, no domingo (17), no Balneário Municipal João Martins Nunes (Prainha), a partir das 9h.

Para o Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, tendo em vista a importância da água para o nosso organismo, e também fora dele, é fundamental que se trabalhe as questões de preservação do nosso ciclo hídrico e também formas de melhorar cada dia mais a qualidade da água que consumimos.

“Em Taquara, município banhado por cinco rios e 25 arroios, os professores da rede municipal ensinam seus alunos a ter consciência ambiental desde cedo. Desenvolvemos diversos projetos, como o Rio do Nosso Bairro, que ensinam sobre a importância de não descartarmos nosso lixo de forma errada, visando não apenas diminuir as enchentes em épocas de chuvas, mas principalmente evitar qualquer forma de contaminação de nossas águas”, explicou Edmar.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do município, Sabrina Guarani-Kaiowá Amaral, desde 2014 o projeto vem sendo desenvolvido nesta época do ano, também como forma de comemoração ao Dia do Rio dos Sinos, celebrado no dia 17 de março, e do Dia do Rio Paranhana, comemorado no dia 04 de abril.

“Nesse meio tempo, teremos outras datas comemorativas, que a gente chama de pretexto pedagógico, que servirão como forma para que as pessoas façam uma reflexão sobre a atual situação das nossas águas”, relatou a coordenadora de Educação Ambiental.

Tendo a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Defesa Civil, do Rotary Club de Taquara, da Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Cooreli) do município, do Saber Ambiental, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e da empresa Mattos Monitoramento, as atividades promovidas durante o projeto Rio do Nosso Bairro serão abertas a comunidade em geral, tendo como propostas mostrar o trabalho de preservação ambiental que já é realizado em Taquara e também reunir os taquarenses que tem o interesse nas questões ambientais que visam a qualidade de vida das pessoas como um todo.

A abertura oficial, que ocorrerá no Balneário João Martins Nunes, às margens do Rio dos Sinos, iniciará com um mutirão de limpeza, onde um grupo de pessoas de barco e por terra retirarão a maior quantidade de lixo que encontrarem no caminho entre a localidade de Olhos D’Água, de onde os barcos partirão, até a prainha.

No Balneário João Martins Nunes, local que terá oito stands com temáticas de projetos de tratamento da água desenvolvidos pelas escolas municipais, será realizado o plantio de 100 mudas de árvores nativas de mata ciliar bem na foz entre o Rio dos Sinos com o Rio Paranhana, e após ocorrerá um momento ecumênico, reunindo a presença de autoridades religiosas, que poderão falar sobre a importância da água para a sua fé. A programação do projeto Rio do Nosso Bairro, descrita abaixo, encerrará no dia 04 de abril, data de celebração do Rio Paranhana.

PROGRAMAÇÃO:
- 17 de março (domingo), às 9h: abertura do projeto Rio do Nosso Bairro, com o tema “Celebrando as Águas”, no Balneário João Martins Nunes;
- 18 de março (segunda-feira), às 16h: Inauguração do Ecoponto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes;
- 19, 20 e 21 de março (terça, quarta e quinta-feira), durante todo o dia: atividades relacionadas ao projeto “Observando os Rios”, nas escolas municipais de Ensino Fundamental Antônio Martins Rangel, Dr. Alípio Alfredo Sperb e Júlio Maurer;
- 22 de março (sexta-feira), durante todo o dia: lançamento do Varal da Consciência Hídrica nas escolas municipais;
- 26 de março (terça-feira), durante todo o dia: lançamento da “Cartilha das Águas de Taquara” nas escolas municipais;
- 02 de abril (terça-feira), horário ainda a ser definido: inauguração do Espaço Socioambiental Nara Mattos;
- 04 de abril (quinta-feira), horário ainda a ser definido: lançamento do vídeo “As águas de Taquara”, nas escolas municipais.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200