• Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Desfile Natal Mágico
  • Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • Carreteada na Expocampo
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • EMEI Vovó Arlete
  • Varal Solidario

Editorias
Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 16:14 - Secretaria de Saúde

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado em 6 de junho

Equipe da UBS Piazito contou com visita do prefeito Tito que acompanhou atendimentos do Teste do Pezinho Foto: Magda Rabie Equipe da UBS Piazito contou com visita do prefeito Tito que acompanhou atendimentos do Teste do Pezinho

Com o intuito de potencializar a importância do exame, 6 de junho foi ratificado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame, feito através da coleta de sangue do pezinho do bebê, é obrigatório e feito em todos os recém-nascidos entre o 3º e 5º dia de vida, sendo um serviço gratuito oferecido nas Unidades Básicas de Saúde do país. Em Taquara, o atendimento é realizado na Unidade Básica de Saúde Piazito, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h.

 

Os pais ou responsáveis devem apresentar no momento da consulta a caderneta da criança, o cartão SUS da criança, a certidão de nascimento e o comprovante de residência. A UBS Piazito fica na rua Henrique Bauerman, 2870, no bairro Jardim do Prado. Informações podem ser obtidas pelo contato: (51) 3542-1020.

 

Nesta manhã (6), o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, acompanhou os atendimentos, junto da coordenadora da UBS, Raquel Fabiana Peixoto e demais profissionais. A coordenadora reforça a importância do exame. “Com o teste do pezinho são detectadas as doenças que podem vir a se manifestar no bebê, por isso é de extrema importância fazê-lo dentro do período estipulado que é do 3º ao 5º dia de nascimento. Em Taquara, o teste é feito somente no Piazito. No hospital é entregue a carteirinha com as primeiras anotações do bebê. Não precisa marcar horário, é só vir com a carteirinha e os demais documentos. Todos serão muito bem recebidos pela nossa equipe de profissionais”, destaca Fabiana.

 

É através do Teste do Pezinho que seis doenças genéticas ou congênitas são detectadas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.(http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51078-6-de-junho-dia-nacional-do-teste-do-pezinho). Segundo o Ministério da Saúde quando essas alterações são identificadas precocemente, as crianças podem ser tratadas e acompanhadas pelos serviços de referência, garantindo que se desenvolvam bem e tenham qualidade de vida.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o atendimento a todos os pacientes triados. Para as seis doenças detectadas no programa, há tratamento adequado, gratuito e acompanhamento por toda a vida nos 31 serviços de referência em triagem neonatal do país, presentes em todos os estados brasileiros. O Teste do Pezinho está disponível no Brasil todo, com 21.461 pontos de coleta, distribuídos na rede de Atenção Básica, Hospitais e Maternidades.

 

-- 
Jornalista Magda Rabie - Mtb 13619
Assessoria de Imprensa
 
 

Fotos

Teste do Pezinho 06 06 2019 4 imagens na galeria
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019 Magda Rabie
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019
Foto: Magda Rabie
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019 Magda Rabie
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019
Foto: Magda Rabie
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019 Magda Rabie
Dia Nacional do Teste do Pezinho 06 06 2019
Foto: Magda Rabie
Equipe da UBS Piazito contou com visita do prefeito Tito que acompanhou atendimentos do Teste do Pezinho Magda Rabie
Equipe da UBS Piazito contou com visita do prefeito Tito que acompanhou atendimentos do Teste do Pezinho
Foto: Magda Rabie

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200