• Carreteada na Expocampo
  • EMEI Vovó Arlete
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Varal Solidario
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Festa das Crianças
  • Desfile Natal Mágico
  • Praça Beira Rio

Editorias
Terça-feira, 10 de Setembro de 2019 11:01 - Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde faz um alerta aos pais sobre a importância do teste do pezinho

Exame de sangue possibilitará o descobrimento de doenças e evitar sequelas na criança e até o óbito Foto: Secretaria de Saúde Exame de sangue possibilitará o descobrimento de doenças e evitar sequelas na criança e até o óbito

Recomendado pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), o teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Devido a uma análise feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Piazito – responsável pelos atendimentos em pediatria e sala de vacinação, de que muitos pais não estão levando seu bebê recém-nascido para realizar o procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara faz um alerta sobre a importância deste exame, que pode detectar precocemente e tratar doenças como hipotireoidismo congênito, doença falciforme, entre outras.

De acordo com a coordenadora do Posto Piazito, Raquel Fabiana Peixoto, o teste do pezinho é o um exame de sangue - oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, que permite o diagnóstico precoce de doenças surgidas na gravidez ou nascimento e que não apresentam sintomas no período neonatal.

“Este exame é fundamental para a prevenção e desenvolvimento de doenças que podem levar a deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas a saúde da criança, como fibrose cística, fenilcetonúria, e diversas outras”, informa Fabiana.

O Secretário Municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, alerta os pais para que levem seu bebê até a UBS Piazito, entre o 3º e 5º dia após o nascimento para, em caso de confirmação de alguma doença, possa se iniciar o tratamento antes do aparecimento dos sintomas, evitando assim o atraso no desenvolvimento da criança e até o óbito.

“Quanto mais rápido for identificada alguma doença no recém-nascido, mais rápido será o início do tratamento e, consequentemente, maior será a possibilidade de evitar sequelas”, ressalta Petry.

Em Taquara, o teste do pezinho deve ser feito na UBS Piazito, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h. A UBS Piazito fica na rua Henrique Bauerman, 2870, no bairro Jardim do Prado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3542-1020.

 

 

Texto: Jornalista Cleusa Silva - Mtb 17614

Arte: Secretaria de Saúde

 

Fotos

Alerta sobre Teste do Pezinho (10.09.19) 2 imagens na galeria
Exame de sangue possibilitará o descobrimento de doenças e evitar sequelas na criança e até o óbito Secretaria de Saúde
Exame de sangue possibilitará o descobrimento de doenças e evitar sequelas na criança e até o óbito
Foto: Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde

Foto: Secretaria de Saúde

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200