• Praça Beira Rio
  • EMEI Vovó Arlete
  • Desfile Natal Mágico
  • Festa das Crianças
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Varal Solidario
  • Carreteada na Expocampo

Editorias
Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020 13:28 - Secretaria de Saúde

Nova etapa de vacinação contra o sarampo tem início em Taquara

Doses da vacina estão disponíveis nas UBSs Mundo Novo, Empresa, Santa Teresinha e Piazito Foto: Cleusa Silva Doses da vacina estão disponíveis nas UBSs Mundo Novo, Empresa, Santa Teresinha e Piazito

Seguindo um cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara deu início, na última segunda-feira (10), a uma nova campanha de vacinação contra o sarampo. Visando a ampliar o acesso da população às doses disponibilizadas pelo município, o Dia D de vacinação será realizado no próximo sábado (15).

A primeira etapa da campanha de vacinação, que seguirá até o dia 13 de março, é voltada as crianças e jovens, com idades entre cinco a 19 anos, não vacinados e também aqueles que não concluíram seu esquema de vacinas tríplice viral (que protege do sarampo, caxumba e rubéola).

Em Taquara serão disponibilizadas, neste primeiro momento, pouco mais de duas mil doses da vacina, a maior parte delas pode ser encontrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Piazito – responsável pelos atendimentos em pediatria e sala de vacinação. Localizado na rua Henrique Bauermann, nº 2866, no bairro Jardim do Prado, o horário de expediente do Piazito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As outras doses estarão disponíveis nas UBSs dos bairros Mundo Novo – localizada na rua Flores da Cunha, nº 1665, Empresa – situada na rua La Paz, nº 1915 e Santa Teresinha – localizada na rua Espírito Santo, nº 610. O horário de atendimento nestes locais é das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira.

O Dia D de vacinação, que ocorrerá no sábado (15), será realizado nas unidades básicas de saúde dos bairros Mundo Novo e Empresa, e no Piazito, no horário das 8h às 12h, e das 13h30min às 17h.


 

O que é sarampo? (Fonte Ministério da Saúde)

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.


Os principais sintomas do sarampo são:

– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.



Texto e foto:
Jornalista Cleusa Silva - Mtb 17614

 

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200