• EMEI Vovó Arlete
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo
  • Praça Beira Rio
  • Varal Solidario
  • Desfile Natal Mágico
  • Festa das Crianças

Editorias
Quarta-feira, 18 15:14 - Secretaria de Meio Ambiente

Atividades do Castramóvel seguem sendo realizadas em diversos bairros de Taquara

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no bairro Mundo Novo nas próximas semanas Foto: Cleusa Silva Equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no bairro Mundo Novo nas próximas semanas

Tendo em vista a importância do trabalho que é desenvolvido pelo Castramóvel – veículo adaptado para a castração gratuita de cães e gatos, a Administração Municipal de Taquara elaborou um cronograma de atividades, que inicia com o cadastro das pessoas que podem ser beneficiadas com esse serviço e, na sequência, é feita a castração de seus animais. Esse processo, na maioria das vezes, é comunicado apenas ao bairro que será atendido naquela semana.

Organizado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Taquara, o cronograma de atendimentos do Castramóvel passou recentemente pelo bairro Medianeira, se instalando em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Martins Nunes e realizando o cadastro dos cães e gatos machos, cujos proprietários são beneficiários de programas sociais no município e/ou estejam em situação de vulnerabilidade social.

Nas semanas que se seguiram, as pessoas cadastradas foram contatadas por telefone e voltaram ao mesmo local na data e hora indicada para realizarem o procedimento em seus animais de estimação. Foi o caso do senhor Leonir Adam, morador da rua Germano Paiva, que na manhã do dia 02 de setembro levou seu cachorro Thor, e Cassiane Valdivia, residente na rua Celeste, que na mesma manhã aguardava seu cachorro Miles acordar da anestesia depois do procedimento.

“Esse trabalho que o Castramóvel faz é muito importante, pois permite que aqueles que não tenham condições de pagar um veterinário para castrar seus bichos de estimação recebam esse serviço de forma gratuita. Dessa forma, em pouco tempo haverá uma redução no número de animais abandonados pelas ruas”, analisou Cassiane.

Ao todo, foram realizadas 23 castrações no bairro Medianeira, sendo 12 em gatos e 11 em cães. O número de atendimentos poderia ter sido muito maior, não fosse o alto índice de pessoas que realizaram o cadastro de seu bichinho de estimação, mas não compareceram na data da castração.

A Secretária de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff, faz um alerta para que a comunidade taquarense não perca as datas para a realização do cadastro de seus animais e nem falte nos dias em que o Castramóvel esteja atendendo em seus bairros, pois poderá ficar sem atendimento.

“Como a demanda varia muito de um bairro para outro, não temos como mensurar previamente a quantidade de animais que precisam ser castrados em todos os bairros, por isso estamos fazendo o cadastramento antes dos atendimentos em um bairro por vez. E é de suma importância que as pessoas levem seus cães e gatos nos dias em que o Castramóvel estiver em seu bairro, ou infelizmente terão que aguardar até que nossa equipe conclua os trabalhos nos bairros restantes e retome o cronograma”, relatou a Secretária de Meio Ambiente de Taquara.

Na próxima quinta-feira (19), a equipe do Castramóvel iniciará o cadastro das pessoas que podem ser beneficiadas com esse serviço no bairro Mundo Novo. Interessados em cadastrar seus animais deverão se dirigir até a EMEF 17 de abril, localizada na rua Santarém, nº 800, no bairro Mundo Novo, no horário das 9h às 16h, munidas de documentos de identificação e apresentar uma cópia e o original de um comprovante de renda. A castração dos animais cadastrados no bairro Mundo Novo deverá ocorrer no dia 24 de setembro, no horário das 9h às 16h, em frente a EMEF 17 de Abril.

 

 

Texto e fotos:
Jornalista Cleusa Silva - Mtb 17614

Fotos

Castramóvel - Ação Realizada no Bairro Medianeira (02.09.19) 6 imagens na galeria
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no bairro Mundo Novo nas próximas semanas Cleusa Silva
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no bairro Mundo Novo nas próximas semanas
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Cassiane Valdivia (dir) aguarda seu cachorro Miles acordar da anestesia após ser castrado Cleusa Silva
Cassiane Valdivia (dir) aguarda seu cachorro Miles acordar da anestesia após ser castrado
Foto: Cleusa Silva
Cleusa Silva

Foto: Cleusa Silva
Leonir Adam (esq) confirma dados do seu cachorro Thor, incluídos no cadastro realizado na semana anterior Cleusa Silva
Leonir Adam (esq) confirma dados do seu cachorro Thor, incluídos no cadastro realizado na semana anterior
Foto: Cleusa Silva

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200