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Editorias

Desenvolvimento Social e Habitação

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação

rua: Ernesto Alves, 2785 - Fone: (51) 3541-4184 / 3542-5089

Horário de atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min

assistenciasocial@taquara.rs.gov.br

secretário: Anildo Ribeiro Araújo

 

Missão

Contribuir no processo de desenvolvimento social humano, desenvolvendo princípios e oferecendo possibilidades para que o aprendizado se baseie no constante estímulo e atualização, visando um desenvolvimento de qualidade.
 

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

-rua Henrique Bauermann, 2318 - Fone: (51) 3541-9242.

e-mail: assistenciasocial@taquara.rs.gov.br

Horário de atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. Junto ao CRAS funciona o CadÚnico (Cadastro Único)

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

-rua Henrique Bauermann, 1850 (atrás da cancha de areia do Parque do Trabalhador)

Fone: (51) 3541-9347

e-mail: assistenciasocial@taquara.rs.gov.br

Horário de atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

O atendimento é prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços sócio-assistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

 

Albergue Municipal / Rouparia

-rua: Mato Grosso, 1817 - bairro Santa Teresinha

Atende das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, todos os dias da semana, com janta e café, tendo o cidadão em estado de emergência ou trânsito, três dias de pernoite, local para higiene pessoal, descanso e alimentação. Roupas disponíveis a todos os cidadãos, todas selecionadas e em plena situação de uso.

 

Conselho Tutelar

-rua: Tristão Monteiro, 1632 - Centro

Fone: (51) 3542-3255 – Plantão: 91804405

Equipe constituída de cinco pessoas que atende casos de crianças e adolescentes ameaçados ou com os direitos violados, devendo tomar as providências adequadas para efetivar estes direitos.

 

Centro Comunitário -  Santa Teresinha

-rua Bahia, esquina com a rua Mato Grosso - bairro Santa Teresinha

O local abriga a Oficina de Costura, sendo também espaço para a realização de cursos do Pronatec em prol do desenvolvimento da comunidade. 

 

PIM - Primeira Infância Melhor

Programa que integra a política de governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e de Desenvolvimento Social e Habitação. Trata-se de um programa de ação socioeducativo voltado às famílias com crianças de zero a seis anos de idade e gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O  atendimento ao público é feito, junto à Gestão, de segunda a sexta feira, em horário normal, com exceção de quarta-feira parte da manhã, reunião interna.

http://www.pim.saude.rs.gov.br
 

Acessibilidade

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Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200