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Agricultura e Pecuária

Diretoria Geral de Agricultura e Pecuária
End: rua Tristão Monteiro, 1278 (junto à Prefeitura Municipal)
agricultura@taquara.rs.gov.br

Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30

(51) 3541.9200 ramal 264

A Diretoria de Agricultura e Pecuária disponibiliza aos produtores rurais  o serviço de PATRULHA AGRÍCOLA que auxilia na manutenção das propriedades rurais cadastradas, tendo como objetivo a melhoria da produtividade nas propriedades de pequeno e médio porte.

Forma a patrulha veículos e máquinas que auxiliam:

-  no preparo da terra para plantio.
- abertura e conservação de estradas internas nas propriedades rurais, facilitando o acesso e o escoamento da produção.
- construção de açudes para a criação de peixes, irrigação de zonas de plantio ou como fonte de abastecimento das propriedades.
- abertura e manutenção de condutos, drenos ou valos necessários à irrigação ou para facilitar a produção agropecuária.
- transporte de produtos e insumos agrícolas.
- serviços de transporte para fins de comercialização da produção.

A adesão ao programa se faz mediante cadastro na Diretoria, sendo necessário, apresentar comprovante de residência, comprovante de renda, comprovante de origem da atividade que deve estar enquadrada como agricultura familiar (aqueles que utilizam  o trabalho direto e pessoal do produtor e sua família, sem o recurso de empregados permanentes, sendo admitido o recurso da ajuda eventual de terceiros, quando a natureza sazonal da atividade agrícola maior esforço nas fases de produção).
 
É necessário estar inscrito na Fazenda Estadual como produtor rural e registrar movimento mínimo anual no valor equivalente a 135 sacas de milho, calculadas com base no preço mínimo oficial, por saca, informado pelo governo Federal.

O produtor rural beneficiário das ações da Patrulha Agrícola deverá contribuir com  a quantia equivalente a 35% do custo total dos serviços executados com base na tabela de custos operacionais.

As atividades são desenvolvidas em parceria com a Emater, Sindicato  dos Trabalhadores Rurais de Taquara e Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) também do Programa de Desenvolvimento Regional sustentável.

Tais convênios permitem que os agricultores participem de cursos tendo em vista a qualificação da mão-de-obra no campo e, consequente, aumento da produção. A orientação técnica recebida  também colabora para projetos nos setores de irrigação, construção de cisternas, criação de empresas e cooperativas agroindustriais, funcionamento do horto, programa troca-troca de leite, sementes de milho e outros produtos.

A Diretoria também é responsável pela fiscalização dos abatedouros e das agroindústrias a través das atividades do programa SIM. Entre as atividades destinadas a esse setor estão:

- Verificar as  condições sanitárias do animal e das carcaças antes, durante e após o abate. Também são avaliadas as condições de higiene e sanitárias em todas as etapas do processo,  até a fabricação de produtos de origem animal;

- Verificar a procedência dos animais a serem  abatidos, através da Guia de Trânsito Animal (GTA) e das notas fiscais;

- Dar destinação adequada a toda carcaça e vísceras impróprias para o consumo humano, com aproveitamento parcial ou condenação total;

- Fiscalizar as condições de higiene e sanitárias das instalações de abatedouros e indústrias de produtos de origem animal, além de solicitar adequações quando houver necessidade, bem como acompanhar e exigir a apresentação dos documentos necessários para o seu funcionamento e manutenção.

Acessibilidade

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Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200