secretaria da saúde

Comunidade participou da Feira de Serviços, Lazer e Saúde em Taquara

29/11/2022

Créditos: Magda Rabie

A Praça Marechal Deodoro esteve movimentada no sábado (26) com a realização da Feira de Serviços, Lazer e Saúde. O evento alusivo às atividades do Novembro Azul - mês de prevenção ao câncer de próstata também incluiu dentro da programação momentos de conscientização sobre o diabetes que tem seu dia mundial em 14 de novembro.

A campanha Novembro Azul em Taquara é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com Sicoob MaxiCrédito, Sesc, Lions Clube, Rotaract Clube, Artesaria, Hinode, Unipacs, Faccat, Associação Hospitalar Vila Nova, Laboratório Bom Pastor e Oncoprev.

“A Feira estava linda, realmente a comunidade participou e aproveitou os serviços disponibilizados. Agradecemos aos parceiros que são pontos chave para o sucesso de cada iniciativa promovida pela Administração Municipal, nos sentimos orgulhosos de contarmos com a ajuda de tantas mãos, pois tudo o que fazemos é pensando no bem de todos e no desenvolvimento de Taquara em todas as suas áreas”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Segundo a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, houve uma participação positiva da comunidade. “Mesmo direcionado para um público que tende a ser mais receoso, tivemos uma boa participação. Geralmente os homens não procuram atendimentos médicos e nem os serviços oferecidos, não costumam cuidar tanto da saúde em comparação com as mulheres, mas já percebemos uma mudança, uma preocupação maior em relação a épocas anteriores e ficamos felizes por esta procura ter aumentado”, ressalta Mariane.

Serviços disponibilizados à comunidade

O evento de sábado teve uma boa adesão do público. Conforme os dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, 86 pessoas foram atendidas e avaliadas para o risco de diabetes, sendo 50% do público masculino. “Este é um bom percentual de homens, já que geralmente a adesão é bem maior entre as mulheres”, reitera a secretária Mariane.

Dentre os exames foram realizados 50 exames de hemoglobina glicada, 50 de dosagem de creatinina, 50 de triglicerídeos, 50 de colesterol total e 40 exames de PSA, em uma parceria entre o Lions e o Laboratório Bom Pastor. A equipe de odontologia da UniRitter, que compareceu a convite do Rotaract Clube de Taquara, realizou diversos atendimentos de orientação e também procedimentos odontológicos.

Os resultados dos exames que foram feitos durante a Feira Serviços, Lazer e Saúde serão disponibilizados pelas Unidades Básicas de Saúde de referência dos pacientes, de acordo com o bairro em que residem, as equipes de enfermagem irão entrar em contato para informar os resultados.

secretaria da saúde