Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania

Conferência dos Povos de Terreiros de Taquara será realizada na próxima semana

03/02/2023

Créditos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Será realizada na próxima terça-feira (7), em Taquara, a primeira edição da Conferência dos Povos de Terreiros, evento voltado aos praticantes de religiões de matriz africana, assim como entidades de Terreiros de Nação, Candomblé, Umbanda e Quimbanda no Município. O encontro é promovido pela Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, e será realizado no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.

A iniciativa pretende discutir e deliberar estratégias de promoção da liberdade de credo, garantindo a participação das pessoas através de atividades de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas em prol dos povos de terreiros do Município. “É muito importante realizarmos ações deste tipo em nosso Município. Precisamos valorizar todas as crenças religiosas existentes, sem distinção. Tenho certeza de que esta conferência será um evento de grande valor para a nossa comunidade”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Aberto ao público, o evento terá interatividade e espaço para o debate entre os participantes. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, quase todas as entidades religiosas de matriz africana de Taquara confirmaram presença. “Estamos muito otimistas quanto à preparação da conferência. Há um senso de missão no ar, pois falar de fé e liberdade é algo extremamente importante para o ser humano”, aponta.

Detalhes do evento

Durante a Conferência dos Povos de Terreiros, será eleita a delegação que participará da etapa estadual do encontro. Além disso, os representantes deverão construir e aprovar a ata oficial do encontro, que será encaminhada à Câmara de Vereadores de Taquara, para a criação de uma lei que institua o Conselho dos Povos de Terreiro. Com o grupo criado, a expectativa é que haja a construção de propostas para ações, programas, projetos e políticas públicas, de acordo com os eixos temáticos que serão estabelecidos.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania