Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

31/03/2023

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Equipamento beneficiará o abastecimento de 12 famílias cadastradas

Começou a ser instalado nesta terça-feira (28) um novo poço comunitário no Distrito de Santa Cruz da Concórdia, no interior de Taquara. Com previsão de conclusão das obras nos próximos dias, o poço beneficiará pelo menos 12 famílias da região, que costumam sofrer com o desabastecimento de água em períodos de estiagem. “Ainda em 2021, nós identificamos em localidades do interior que alguns moradores têm dificuldade de acesso à água, um bem tão necessário para todos. Estamos felizes com a construção deste poço, sendo mais uma grande realização da nossa Administração Municipal”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

O poço terá cerca de 170 metros de profundidade. Para sua instalação, foram investidos R$ 70.000,00, com recursos do programa Avançar, do Governo do Estado, além de pelo menos R$ 100.000,00 com recursos do Município, voltados para a instalação da rede de distribuição da água. “Considerando que recentemente decretamos situação de emergência por causa da estiagem, será possível pedir por este valor junto ao Governo Federal”, completa o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.

Enfrentamento à estiagem

Há dois anos, o Município identificou famílias em desabastecimento de água, elaborando projetos para a perfuração de poços comunitários. Em 2022, a Prefeitura foi contemplada com recursos do programa Avançar, para o enfrentamento da estiagem. Este é o segundo poço construído em três meses – em dezembro do ano passado, foi feita a entrega de um poço para os moradores da localidade de Ilha Nova. “Para o caso de Santa Cruz da Concórdia,  o repasse para a obra foi tardio, e aguardamos os trâmites de licitações para regularizar o poço junto ao Departamento Estadual de Recursos  Hídricos. Só agora conseguimos realizar a perfuração”, salienta o secretário. Além disso, o Município também distribui água potável para 11 famílias do interior com o uso de um caminhão pipa, sendo este serviço realizado duas vezes por semana.

Nos próximos dias, será feita uma apuração de dados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, para confirmar o total de moradores que serão beneficiados com o novo poço em Santa Cruz da Concórdia. “Anualmente a estiagem assola os municípios gaúchos. Taquara não teve decreto reconhecido em Brasília em 2020, mas em 2022 o Governo Federal reconheceu, e a recente situação de emergência decretada pela Administração Municipal está em processo de homologação e reconhecimento, e estamos certos de que isso acontecerá. Estas medidas, como a perfuração do poço, efetivamente ajudam a comunidade, levando água de qualidade, e resolvendo este problema recorrente”, finaliza Matheus.

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal