Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo

”Ecossistemas de inovação: inspirações para o Paranhana” será o tema de apresentação no Taquara Summit

06/06/2023

A palestra será realizada por representantes dos institutos Promove Lajeado e Inova Gravataí

A primeira edição do Taquara Summit, que ocorrerá no dia 30 de junho na Faccat, contará com as participações de Cristiano Zanin, representante do instituto Promove Lajeado, e de Selma Fraga, integrante do movimento Inova Gravataí. A apresentação em conjunto iniciará às 11h, com mediação do presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão. “Queremos apresentar para a comunidade a diferença que cada uma destas instituições fez e faz nos seus municípios”, destacou o representante do instituto de Taquara.

“A participação de todas as esferas da sociedade é essencial para o desenvolvimento pleno de uma cidade. Comércio, indústria, prestadores de serviços, instituições filantrópicas, Poder Público e a comunidade em geral são forças que modificam o presente e o futuro, construindo soluções para problemas antigos e apresentando novos caminhos para os desafios que virão. O mundo do qual iniciei a carreira como professora é muito diferente do que encontro hoje como prefeita. Sozinha, não consigo fazer muito, mas com a união de todos, podemos fazer mais do que podemos imaginar por Taquara e toda a nossa região”, salientou a prefeita Sirlei Silveira.

O Taquara Summit

A primeira edição do Taquara Summit será no dia 30 de junho, no Centro de Eventos da Faccat. Na organização estão o Sesc-Taquara, a Prefeitura de Taquara e a Faccat. O evento, idealizado pelo Instituto Taquara Mais, conta com o apoio de Sebrae-RS, CDL Sapiranga, Sindilojas-VP, Curadoria Digital, Cristofoli Estúdio Criativo e Invento Casa Criativa. Os patrocinadores são: Sicredi Caminho das Águas, Sicoob MaxiCrédito; Sicoob Vale Sul; Heidrich Tecnologia; Grupo Repercussão; Rádio Taquara; CDL Porto Alegre; Evolutivo Gestão e Tecnologia.

Ingressos solidários

Os ingressos começaram a ser comercializados na última terça-feira (23), através do link bit.ly/ingressostaquarasummit e pelo site do Taquara Summit (www.taquarasummit.com.br). O valor de R$ 20 será integralmente destinado para a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), com o objetivo de custear viagens de alunos em feiras de iniciação científica. “É uma forma de estimularmos os estudantes a seguirem desenvolvendo seus projetos de pesquisa”, defendeu a prefeita Sirlei Silveira.

9h - O futuro que estamos construindo juntos

Prefeita de Taquara, Sirlei Silveira; diretor-geral da Faccat, Delmar Backes; presidente do Lions Inovação Taquara, Fabiane Oliveira; presidente do Sindilojas-VP, Felipe Junior da Rosa. Mediação do jornalista e comunicador Leonardo Müller.

9h30 - Você está de mudança e talvez nem saiba

Luciano Potter

10h - Tendências e inspirações para vender mais: do global para o local

Fabiano Zortéa

10h30 - Liderança feminina e inovação no setor coureiro-calçadista

CEO da Piccadilly, Cristine Grings; CEO da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch. Mediação do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.

11h - Ecossistemas de inovação: inspirações para o Paranhana

Cristiano Zanin (Promove Lajeado); Selma Fraga (Inova Gravataí). Mediação do presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão.

11h30 - Guiando empresas rumo à alta performance ESG

Elias Neto, Co-Founder & CEO ESG Now.

12h - Pausa para o almoço

13h30 - Movimento de aproximação entre empresas e academia

Professora de negócios internacionais, inovação e novos negócios, Moema Pereira Nunes; gerente de Inovação da Usaflex, Alexandre Matte Jr; coordenador do Núcleo de Apoio Empresarial da Faccat, Fernando Neves. Mediação de Gustavo Piardi, gerente de Planejamento Estratégico da Sicredi

14h - O mar está pra peixe? Um bate-papo sobre o cenário econômico atual

Economista-Chefe da Fecomércio, Patrícia Palermo. Mediação de Juliana Nunes, editora de Economia do Jornal NH.

14h30 - O fracasso na escalada para o sucesso

Flavio Steffens; Sócio da Vakinha.

15h - Empreendedorismo social para o futuro das comunidades

Fundador da Besouro de Fomento Social, Vinicius Mendes; CEO do Instituto Ascendendo Mentes, Nina Cardoso. Mediado por Josemar Demenech, analista do Sebrae.

15h30 - Startups de tecnologia para o agronegócio

CEO da Elysios Agricultura Inteligente, Frederico Apollo Brito.

15h45 - Programas de incentivo e acesso a capital para empreendedores gaúchos

Fundador e CEO da VENTIUR, Sandro Cortezia; presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação  (Reginp), Artur Gibbon; e o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub. Mediação de Yuri Ribeiro, gestor de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS.

16h15 - Estratégias de inclusão digital e equidade para o empreendedorismo

Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS, Lisiane Lemos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo