Notícias
Taquara oferece novas terapias à população com práticas integrativas e complementares
04/12/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Secretaria de Saúde/Prefeitura de Taquara
As terapias, como Reiki, Yoga, Acupuntura, Aromaterapia, entre outras, são oferecidas através do SUS
O município de Taquara tem ampliado a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à população, com o objetivo de promover o bem-estar e prevenir doenças. As terapias, como Reiki, Yoga, Acupuntura, Aromaterapia, Auriculoterapia, Homeopatia, uso de Plantas Medicinais e Terapia Floral, estão disponíveis gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após as enchentes de maio de 2024, foi criado o Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (NAPI) para reforçar as ações de cuidado à saúde mental e física da população. O núcleo conta com profissionais qualificados, incluindo médicos homeopatas, aromaterapeutas, enfermeiros especializados em medicina tradicional chinesa e terapeutas florais, que atendem nas unidades de saúde do município.
“Entendemos que a Saúde merece ser vista na sua amplitude, com técnicas não convencionais e que possibilitem tratamentos aos nossos moradores sem uso de medicamentos”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Atendimentos
Toda a população taquarense possui acesso aos serviços, que é realizado por meio de encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A equipe de saúde orienta o paciente sobre a terapia mais adequada, e o agendamento é feito conforme a disponibilidade dos profissionais. As práticas ocorrem diariamente, em unidades como Eldorado, Santa Teresinha, Rio da Ilha, Padilha e o Complexo Municipal de Saúde.
Confira algumas das terapias e os locais onde são oferecidas:
Reiki – Bairros Eldorado, Santa Teresinha, Rio da Ilha e Padilha;
Aromaterapia – Bairros Eldorado e Rio da Ilha;
Yoga – todas as terças no Bairro Eldorado;
Acupuntura e Auriculoterapia – Complexo Municipal de Saúde.
Importante
As PICS não substituem o tratamento médico tradicional, mas são utilizadas como complemento para o tratamento de condições como estresse, dor crônica e transtornos mentais. Pesquisas indicam que essas terapias podem contribuir para a redução da medicalização, melhoria na saúde mental e qualidade de vida. Também contribuem com condições de saúde específicas, como o estresse laboral, dor crônica, e a síndrome Burnout.
Atualmente, metade das unidades de saúde de Taquara oferece pelo menos uma terapia integrativa, com a meta de expandir esse número para todas as unidades até 2025. Para acessar as terapias, os moradores devem procurar a UBS mais próxima, que fornecerá informações sobre os atendimentos.
Compartilhe:
de
4