Notícias
Emoção e empatia marcam o painel “Narrar o Afeto”, destaque da 2ª Flitaq Sesc
11/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Magda Rabie
Programação continua nesta segunda e terça-feira em Taquara
A manhã de sábado (8) foi marcada por emoção e sensibilidade na 2ª Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq) Sesc e Semana Literária, que neste ano tem como tema “Entre palavras e paixões”. O destaque do dia foi o painel “Narrar o Afeto”, com a jornalista Isabel Ferrari (RS), que emocionou o público ao compartilhar sua trajetória pessoal e profissional, em uma conversa profunda sobre amor, empatia e superação.
Promovida pelo Sesc Taquara, em parceria com a Prefeitura de Taquara e com apoio cultural da Faccat, a Flitaq segue até 11 de novembro, reunindo escritores, artistas e o público em uma programação diversificada, com oficinas, apresentações musicais e teatrais, exposições de livros, mesas literárias e saraus.
Um painel de afeto e inspiração
Durante o painel, Isabel Ferrari compartilhou sua experiência como mãe de uma criança com autismo e falou sobre o impacto dessa descoberta em sua vida pessoal e profissional. Com emoção, ela relatou o momento em que ouviu do filho as palavras que carrega como um tesouro: “Te amo, mamãe”. “Ele falou uma única vez, e essas três palavrinhas ficaram guardadas para sempre no meu coração”, contou a jornalista, emocionando a plateia.
Isabel também destacou sua paixão por contar histórias reais e seu compromisso com causas sociais, especialmente relacionadas à saúde mental, ao combate ao bullying e à inclusão. “Acredito no poder da empatia e da comunicação. Falar sobre o que vivemos é uma forma de ajudar o outro a se sentir menos sozinho”, afirmou.
Programação de sábado teve literatura, música e arte
Além do painel, o sábado foi repleto de atividades culturais. No Palco Flitaq, o público também acompanhou a apresentação musical “Luz em Som”, com Artur de Mari, que foi finalista do The Voice Kids Brasil 2022, e, à tarde, as mesas “Palavras da Nossa Gente”, com o Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana; “Prêmio Sesc de Literatura”, com Ricardo Gonzaga e Patrícia Lima; “Literatura Veríssimo: Sementes de História”, com Fernanda Veríssimo; e “Vozes da Ancestralidade”, com Daniel Munduruku.
Na Casa Vidal, ocorreu a oficina “Linguagem do Afeto: Comunicação Alternativa”, promovida pelo Instituto Autismo e Vida, abordando estratégias inclusivas de comunicação. O encerramento do dia contou com o show “Canto Fraterno”, do músico Dante Ramon Ledesma, que emocionou o público com um repertório de canções latino-americanas.
Encerramento com Chico César
A 2ª Flitaq Sesc e Semana Literária chegam ao fim na terça-feira, 11 de novembro, com show gratuito de Chico César, às 20h, no Centro de Eventos da Faccat. Os ingressos estão disponíveis no local e no e-commerce do Sesc, conforme a capacidade do espaço. A entrada é solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Programação
10/11/2025
Local: Escolas do município
9h e 14h - Bate-papo literário: Narrativas que investigam, com Pedro Guerra (RS).
Local: Casa Vidal
18h - Lançamento do livro “Vida e Poesia - Memórias de Maria Eunice Muller Kautzmann - Parte 2”, com Aristeu Kautzmann Filho.
18h - Lançamento do livro “Inundações Urbanas - Gestão de Riscos com Foco na Prevenção de Danos”, com Ximena Cardozo Ferreira.
Local: Centro de Eventos da Faccat
20h - Mesa: A Palavra como Morada, com Nathália Polesso e Eliane Marques.
11/11/2025
Local: Escolas do município
9h e 14h - Bate-papo literário: Narrativas que investigam, com Pedro Guerra (RS).
10h e 15h - Contação de histórias: Jardim de Histórias, com Valquíria Cardoso (RS).
Local: Centro Educacional Índio Brasileiro César
10h e 15h - Performance Raízes e Rimas, com Kanhanga (Angola)
Local: Centro de Eventos da Faccat
20h – Show de encerramento com Chico César; entrada solidária mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Compartilhe:
de
4