• Praça Beira Rio
  • EMEI Vovó Arlete
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • Varal Solidario
  • Desfile Natal Mágico
  • Carreteada na Expocampo
  • Festa das Crianças

Editorias
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 08:53 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Busca ativa incentiva o retorno de alunos às aulas presenciais em Taquara

Em apenas seis meses mais de 345 visitas já foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação

 Escolas seguem todos os protocolos recomendados visando o retorno escolar dos alunos Foto: Magda Rabie/Prefeitu Escolas seguem todos os protocolos recomendados visando o retorno escolar dos alunos

Desde março deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vem estabelecendo um novo atendimento às famílias, prevendo a “busca ativa” de estudantes ao retorno escolar ou mesmo o início letivo de crianças que ainda não se matricularam, e também daquelas que estão em estudo híbrido ou totalmente remoto, mas que por uma ou outra razão não mantém a devolutiva escolar necessária ao seu pleno desenvolvimento. 

   

A assistente social Karla Gonzaga é quem realiza as visitas domiciliares às famílias dos alunos com o intuito de saber como estão e quais são as dificuldades enfrentadas ao realizarem as atividades escolares. Segundo ela, até o final de agosto já haviam sido feitas 345 visitas e somente 20 delas ainda não teriam surtido resposta positiva seguindo os atendimentos.

 

“O principal objetivo é o resgate de vínculo entre aluno e escola. Quando faço a visita procuro saber como estão, se recebem algum benefício ou atendimento dos serviços oferecidos pela Assistência Social ou pela Saúde, como do Cras, Creas e Caps. Quando não são atendidos os encaminho e se há outras necessidades imediatas como de alimentos ou material escolar, tentamos solucionar”, explica Karla, lembrando que dependendo da dificuldade apresentada há o encaminhamento do aluno para o Ceap - Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa.

 

Muitas crianças já retornaram às salas de aula e o retorno das tarefas escolares de alunos em estudo remoto aumentaram. “Sempre tento fazer com que compreendam a importância das devolutivas para a escola, incentivo também o retorno presencial quando possível, explicando que a instituição de ensino está seguindo todos os protocolos recomendados”, salienta.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200