• Jogos Estudantis de Taquara
  • Desfile Natal Mágico
  • Festa das Crianças
  • Varal Solidario
  • EMEI Vovó Arlete
  • Praça Beira Rio
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo

Editorias
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 12:55 - Secretaria de Saúde

Taquara recebe pesquisa para avaliar a prevalência de infecção por Covid-19

Avaliação por amostragem será feita em 29 domicílios

A partir da próxima quinta-feira, 23 de setembro, a cidade de Taquara receberá a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Prevcov), coordenada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde. O objetivo da pesquisa é estimar a prevalência de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, causador da doença, em residentes do Brasil, trazendo estimativas para as capitais, Unidades Federativas e regiões metropolitanas. 

 

O estudo pretende descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, além de estimar a magnitude da infecção pelo novo coronavírus nas capitais e regiões metropolitanas. Além disso, também deseja permitir cálculos mais precisos da morbidade e letalidade da doença, sendo uma pesquisa transversal para a detecção de anticorpos do vírus. A Prevcov trabalha com uma amostra de indivíduos selecionados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa é realizada em 274 municípios brasileiros, coletando amostras iniciais de 62.097 residências e de 211.129 indivíduos. Será um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento.

 

Estudo será em quatro bairros da cidade

 

Em Taquara, serão 29 domicílios avaliados, com uma média de 97 pessoas entrevistadas nos bairros Jardim do Prado, Nossa Senhora de Fátima, Petrópolis e Santa Teresinha, entre 23 e 30 de setembro. Será realizada a coleta de sangue em dois frascos de amostras, em um público-alvo que envolve pessoas acima dos seis anos. Essas coletas serão feitas pelo Laboratório Pagel, de Dois Irmãos. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a pasta já recebeu os endereços das casas que terão a coleta de amostras. Nos próximos dias, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará contato com as respectivas famílias, para fornecer informações sobre todo o processo.

 

Não é obrigatório participar da pesquisa, que é de caráter voluntário, e disponível para todos os moradores de cada domicílio visitado. Para crianças menores de 18 anos, os pais ou responsáveis devem assinar um termo de consentimento para que participem da avaliação. O resultado dos testes não será revelado em papel, e sim pela internet, por isso o envolvimento das equipes de saúde e dos agentes comunitários de saúde. 

 

Para os moradores que estiverem com sintomas da Covid-19, será feita a coleta normalmente, mas o laboratório não realizará a notificação, e sim avisará a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, e será a UBS quem fará a notificação formal.

 

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200