Acessibilidade Contraste Mapa do Site

No início de sua colonização, a economia de Taquara baseava-se na agropecuária. Na agricultura destacavam-se as culturas de feijão, milho, cana-de-açúcar e mandioca e na pecuária, a criação de suínos e bovinos de leite.

A instalação da via férrea entre os municípios de Novo Hamburgo e Taquara, foi inaugurada em 1903 e trouxe grande contribuição para o progresso de Taquara, pois servia de escoadouro da produção. Nesta época, Taquara ostentava a condição de um dos maiores produtores de feijão preto do Estado.

Na década de 40, Taquara foi considerada a “Capital do Piretro”. A produção de flores de piretro eram usadas na fabricação inseticidas, que atingiu seu auge em 1945 e 1946, quando chegou a 1000 toneladas por ano e era quase totalmente exportada para os Estados Unidos. Em linhas gerais, a economia de Taquara ao longo dos anos, pode ser definida da seguinte maneira:

    Década de 30 – Produção de feijão preto
    Década de 40 – Produção de flores de piretro
    Década de 50 – Criação de gado leiteiro

A partir de 1950, o calçado passou a ter relevância na economia taquarense, sendo que sua produção hoje é quase toda exportada. O comércio passou a ter representatividade em razão da privilegiada posição geográfica do município. No setor primário, Taquara possui um dos melhores rebanhos de leite do Estado, sendo considerada portanto uma das maiores bacias leiteiras e fábricas de leite em pó (COOTALL) no município, tendo sua produção incentivada em milhares de litros diários.

Atualmente, Taquara possui centenas de propriedades rurais, na sua maioria pequenos e médios estabelecimentos agropecuários de produção diversificadas. O seu Parque Industrial abriga diversos estabelecimentos, predominando as indústrias calçadistas (alguns com expressiva produção, destinada ao mercado externo), beneficiamento de madeira, produtos químicos, metalúrgicos, eletrônicos e produtos de alimentação. Existem também estabelecimentos comerciais, onde destacam-se os eletrodomésticos, tecidos, miudezas, ferramentas e produtos alimentícios.


de

0