No início de sua colonização, a economia de Taquara baseava-se na agropecuária. Na agricultura destacavam-se as culturas de feijão, milho, cana-de-açúcar e mandioca e na pecuária, a criação de suínos e bovinos de leite. A instalação da via férrea entre os municípios de Novo Hamburgo e Taquara, foi inaugurada em 1903 e trouxe grande contribuição para o progresso de Taquara, pois servia de escoadouro da produção. Nessa época, Taquara ostentava a condição de um dos maiores produtores de feijão-preto do Estado.
Na década de 40, Taquara foi considerada a "Capital do Piretro". A produção de flores de Piretro (uma espécie de Crisantemum) eram usadas na fabricação inseticidas, que atingiu seu auge em 1945 e 1946, quando chegou a 1000 toneladas por ano e era quase totalmente exportada para os Estados Unidos. Em linhas gerais, a economia de Taquara ao longo dos anos, pode ser definida da seguinte maneira:
Década de 30- Produção de feijão preto;
Década de 40 - Produção de flores de piretro;
Décadas de 50 - 70 - Criação de gado leiteiro;
A partir de 1950, o calçado passou a ter relevância na economia taquarense, sendo que sua produção era quase toda exportada. A relevância do calçado se manteve até os anos 2.000. Em razão da privilegiada posição geográfica do município, o comércio e os serviços passaram a ter relevância no município.
Atualmente, Taquara possui diversas propriedades rurais, na sua maioria pequenos e médios estabelecimentos agropecuários de produção diversificadas. O destaque fica por conta do Arroz irrigado, com uma área de 850 hectares nas margens do Rio dos Sinos. O seu Parque Industrial abriga uma gama diversificada de ramos industriais., com destaque a partir dos anos 2.000 para a fabricação de piscinas. Destaque para o beneficiamento da madeira (grande parte exportada para outros países); a agroindústria do mel (exportado para América do Norte e Europa); Também produtos químicos, metalúrgicos, eletrônicos e produtos de alimentação.
Existem também estabelecimentos comerciais, onde destacam-se os eletrodomésticos, tecidos, miudezas, ferramentas e produtos alimentícios. Outro importante setor de atividades do município é a Educação, com destaque para as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT); uma Escola Técnica Estadual (CIMOL), além das escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio. Também uma rede de escolas Estaduais e a Rede Municipal de Ensino compõe o segmento educacional.
de
0