Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

secretaria da saúde

UBSs de Taquara aumentam o número de atendimentos pediátricos sem necessidade de agendamento prévio

13/01/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Magda Rabie

Cerca de 70% das consultas ocorrem por demanda livre e 30% por agendamento

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taquara contam com o atendimento de pediatria em demanda livre, sem a necessidade de agendamento prévio. Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Dodô Mello, o número de atendimentos varia de acordo com cada UBS e com os profissionais que prestam este atendimento. Hoje cerca de 70% das consultas são por demanda livre e 30% acontecem por agendamento das famílias.

Criança não escolhe a hora para ficar doente. Então vamos ofertar este serviço de forma que as famílias tenham um atendimento ainda mais adequado, aumentando o número de consultas em demanda livre, pois não é ideal a criança passar o sábado, o domingo doente, chegar na segunda-feira e não ter o atendimento, preocupa muito os pais e também me preocupava muito”, pontua o secretário.

Demanda Livre e agendamento

As consultas de pediatria podem ser feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taquara por demanda livre e agendamento. Na UBS Empresa, além de segunda e quarta-feira, os atendimentos por demanda livre também ocorrem nas terças-feiras. Nas demais unidades seguem os cronogramas habituais com aumento significativo nos atendimentos sem agendamento. A UBS Piazito somente atende por demanda livre.

“A demanda livre é para as crianças com um problema de saúde momentâneo, febre, dor, etc… já o agendamento é para as crianças receberem consultas de acompanhamento, apresentação de exames, consulta de revisão, acompanhamento do crescimento, consultas de rotina. Nos casos de problemas de saúde momentâneo e na falta de médico pediatra, a criança também pode ser atendida pelo médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, explica a gerente de Acolhimento e Humanização da SMS, Mariane Farias da Silva.

Editoriais

secretaria da saúde

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas