Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo

Sala do Empreendedor de Taquara é reconhecida com o Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo

13/12/2023

Certificação foi entregue pelo Sebrae-RS e FNQ nesta terça-feira (12)

Pelo segundo ano consecutivo, a Sala do Empreendedor de Taquara foi reconhecida nesta terça-feira (12) com o Selo Ouro, certificado emitido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A certificação premia as salas do empreendedor do Rio Grande do Sul que se destacam no atendimento prestado aos empreendedores locais de qualquer porte. A entrega do selo foi feita em uma cerimônia realizada em Porto Alegre, em que 133 municípios gaúchos foram reconhecidos.

“Esta é uma das mais altas certificações emitidas pelo Sebrae e pela FNQ. Fico muito feliz com este reconhecimento, resultado de uma dedicação séria e competente dos profissionais que atuam na Sala do Empreendedor de Taquara. Orgulho deste resultado e do trabalho que realizamos aqui”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira, que recebeu o prêmio em Porto Alegre, acompanhada de secretários e de profissionais que atuam na Sala do Empreendedor taquarense.

Serviços prestados

Em Taquara, os serviços da Sala do Empreendedor são realizados em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, e de Orçamento e Finanças. Implementada no Município em 2021, atualmente realiza cerca de 800 atendimentos mensais. Entre as atribuições do setor, o local fornece auxílio a empreendedores na emissão de notas fiscais, criação do MEI, emissão de alvarás com mais agilidade, assim como os alvarás de localização e sanitário.

Ao destacar a importância do prêmio, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, Adalberto Soares, reconhece que a Sala do Empreendedor de Taquara é um espaço essencial para orientar pessoas que querem dar início a um negócio. “Esta é uma equipe maravilhosa, que está aberta diariamente para prestar o melhor serviço a quem empreende aqui. Destaco também a parceria com o Sebrae, que nos deu muito suporte ao longo destes anos, nos ajudando a sermos reconhecidos com o selo ouro pelo segundo ano consecutivo”, frisa.

Já o secretário de Orçamento e Finanças, Douglas Kaiser, reconhece que o prêmio demonstra a dedicação e empenho da equipe ao agilizar processos, e dar a atenção necessária aos empreendedores taquarenses. “A forma de avaliação das salas, conduzida pelo Sebrae e FNQ, também é um norteador da qualidade dos nossos serviços. Aliás, as parcerias estabelecidas só fortalecem o propósito de fomentar o desenvolvimento. Toda a comunidade sai ganhando”, completa.

Realizações feitas pelo setor em 2023

Os diretores da Sala do Empreendedor de Taquara, Elize Benedetti e Rodrigo Petry, contam que, em 2023, a equipe buscou ampliar a agilidade dos atendimentos em diversos aspectos. “Muitas vezes a pessoa que quer empreender não sabe como funciona, e fica com receio de abrir a própria empresa. Nós estamos aqui para fornecer ajuda de diversas formas. Todos os serviços que nós disponibilizamos são gratuitos ao contribuinte”, aponta Elize.

Outra realização neste ano, foi a implementação do Programa Municipal de Microcrédito para Empreendedores, lei municipal sancionada em setembro, que permite a facilitação de microcrédito para microempreendedores individuais (MEI) com instituições bancárias credenciadas. “Isso permite que aquela pessoa que está iniciando um negócio próprio, tenha um crédito facilitado, com juros especiais, permitindo que sejam realizados investimentos para fazer com que este empreendimento possa crescer”, completa Petry.

A Sala do Empreendedor de Taquara fica no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Pelo WhatsApp, os números para contato são: (51) 99333-5902 para o atendimento de MEIs; (51) 3541-9212, com o setor de Alvarás; e (51) 98924-9699, para o setor de Alvará Sanitário.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo