Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo

Prefeitura de Taquara lança folder sobre os prédios históricos do Município

14/03/2024

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Iniciativa busca fomentar o turismo na região central da cidade

A Prefeitura de Taquara lançou nesta segunda-feira (11) o folder informativo “Roteiros Turísticos – Prédios Históricos”. O material é um guia turístico sobre 27 diferentes pontos históricos espalhados pelo Centro da cidade, como a Prefeitura, a Casa Vidal, a Praça Marechal Deodoro, a antiga Estação Férrea de Taquara, entre outros casarões históricos.

“A proposta busca auxiliar os visitantes que queiram conhecer mais sobre os antigos locais históricos do Município. Somos privilegiados por viver em uma cidade com um patrimônio arquitetônico único. Será um importante instrumento de divulgação de Taquara”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Desenvolvimento do projeto

O folder foi produzido pela Diretoria de Cultura, através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, com incentivo financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo. As fotos utilizadas são dos arquivos do setor de Comunicação Social da Prefeitura.

“Este material é fundamental para auxiliar a população a fazer o trajeto pelos prédios históricos de Taquara, e assim conhecer toda a arquitetura presente no nosso Município. Agradeço à parceria do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, que ajuda a fomentar a história e o turismo na cidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, Adalberto Soares.

Uso para as caminhadas promovidas pelo Museu

O chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, lembra que o informativo também permite fortalecer as caminhadas pelos prédios históricos de Taquara, que são promovidos pelo museu municipal. “Este folder contribuirá no atendimento às turmas escolares, e visitantes em geral, que procuram o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e querem fazer a visita guiada aos prédios históricos do centro da cidade. É um trabalho de grande importância em preservar a memória taquarense, através das construções existentes no Município”, destaca.

A comunidade poderá encontrar o folder “Roteiros Turísticos – Prédios Históricos” na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, no segundo andar do prédio da Prefeitura, na Rua Tristão Monteiro, 1278, Bairro Centro. E também pode ser encontrado na sede do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, na Rua Nelson Renck, 2933, Bairro Centro. Nos dois locais, o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo