Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Curso gratuito da Prefeitura de Taquara trabalha inclusão digital para terceira idade

Créditos: Cris Vargas

A autonomia de pessoas na terceira idade com o uso de smartphones é o principal objetivo de um curso iniciado na semana passada pela Biblioteca Pública Professor Rodolfo Dietschi, de Taquara. Atualmente, 13 alunos em duas turmas participam de encontros semanais onde são abordados temas do dia a dia com a tecnologia.

Cada aula tem apenas uma hora de duração, mas significativa para quem está aprendendo. “Por vezes, precisamos recorrer aos mais jovens para nos auxiliar com nossos próprios aparelhos telefônicos. Como é bom quando aprendemos e nos sentimos mais independentes e seguros”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

Serão seis encontros, sempre às terças-feiras. Conforme a bibliotecária Marianna Cunha, uma das responsáveis pela iniciativa, o curso vai abordar funções básicas do smartphone, como controle de volume, conexões Wi-Fi, dados móveis, comunicação pelo WhatsApp, gerenciamento de aplicativos de transporte e entrega de comida e redes sociais. Haverá ainda um módulo sobre fake news e golpes virtuais.

“Temos percebido grande envolvimento dos alunos nas aulas. Eles têm se mostrado muito interessados em aprender e praticar as atividades propostas, superando seus receios em mexer no celular, e muitas vezes conduzindo as aulas através das suas dúvidas”, comentou Marianna.

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte