Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Defesa Civil de Taquara esclarece sobre avistamento de felino na Santa Cruz da Concórdia

21/01/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Defesa Civil/Prefeitura de Taquara

 O felino, inicialmente confundido com um puma, trata-se de um gato-do-mato

A Defesa Civil de Taquara informou, nesta segunda-feira (20), que o animal avistado na região de Santa Cruz da Concórdia não é um puma, mas trata-se de um gato-do-mato. O felino, que tem aproximadamente 37cm de altura, foi identificado após dias de monitoramento com câmeras exclusivas. 

O animal tem sido observado interagindo todas as noites no mesmo local, especialmente na madrugada de domingo para segunda, quando se aproximou de uma gata doméstica da residência de um casal que mora próximo a um estabelecimento comercial.

A equipe da Defesa Civil segue monitorando o animal e tentando capturá-lo para garantir sua segurança, uma vez que animais de pequeno porte, como galinhas e perus, têm desaparecido na região. A captura do gato-do-mato visa prevenir riscos à sua integridade e ao mesmo tempo proteger o bem-estar dos animais da localidade.

As biólogas da Secretaria de Meio Ambiente de Taquara reforçam que o felino não representa risco para os seres humanos. Elas orientaram a população a não se aproximar do animal caso o aviste, mas destacam que ele não oferece perigo.

Desde o primeiro avistamento, a Defesa Civil está em contato constante com a Secretaria de Meio Ambiente, a Patram, a Divisão de Fauna da Sema e o Corpo de Bombeiros de Taquara (CBM). A comunicação também se mantém aberta com o casal proprietário do estabelecimento próximo ao local onde o gato-do-mato tem sido visto.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas