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Cantinho da Leitura transforma salas de aula em espaços de encantamento e aprendizagem em Taquara
16/06/2025
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Créditos: Divulgação/Smece

Integrando o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), o “Cantinho da Leitura”, está sendo implementado em 26 escolas da rede municipal que atendem turmas de Pré-escola. O projeto visa promover o prazer pela leitura desde os primeiros anos escolares, criando ambientes acolhedores e estimulantes dentro da própria sala de referência das crianças pequenas.
O “Cantinho da Leitura” nasce da articulação entre o Município de Taquara, que aderiu ao Pro-LEEI, e o Ministério da Educação (MEC), que destinou verbas federais específicas para a construção dos chamados Espaços de Leitura. A proposta é simples, mas importante: oferecer às crianças um ambiente agradável e acessível onde possam explorar livros com liberdade, desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura de forma natural, leve e prazerosa.
A prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância da iniciativa como parte de um compromisso maior com a educação infantil no município. “Investir na leitura desde a infância é plantar sementes para o futuro. O Cantinho da Leitura representa nosso cuidado com o desenvolvimento integral das crianças, promovendo o conhecimento de forma afetuosa, criativa e inclusiva”, destaca a prefeita.
Espaços alinhados a cada necessidade
A iniciativa está sendo desenvolvida com planejamento colaborativo entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), por meio da articuladora municipal do Compromisso Nacional, Jenifer Machado, e da supervisora de Educação Infantil, Giseli Oliveira Marques. Essa parceria entre as escolas e a Smece garante que os espaços estejam alinhados às necessidades pedagógicas e à realidade de cada unidade escolar, potencializando o impacto positivo no processo de apropriação da cultura escrita!
Cada escola contemplada com os recursos recebeu autonomia para adquirir materiais que tornem seus Cantinhos da Leitura mais atrativos e funcionais. Entre os itens adquiridos estão tapetes, fantoches, fantasias, estantes, prateleiras acessíveis, almofadas, livros, bonecas de pano e outros elementos que tornam o espaço mais lúdico e convidativo. O objetivo é permitir que a criança mergulhe no universo das histórias, por meio das interações e brincadeiras, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Professores passam por formação
A construção desses espaços foi precedida por uma etapa de formação. Professoras das turmas de Pré-escola participaram de encontros conduzidos pelas formadoras municipais Elenice Alves de Medeiros e Giseli Oliveira Marques.
A formação continuada foi um dos pilares do Pro-LEEI e teve como foco apresentar estratégias pedagógicas que incentivem o desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita a partir de abordagens lúdicas e significativas.
Os benefícios vão além do preparo para a alfabetização: estimulam a criatividade, ampliam o vocabulário, fortalecem os vínculos entre colegas e professores e promovem a autonomia intelectual desde cedo.
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