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Prefeitura investe cerca de R$ 95 mil na aquisição de pracinhas para escolas da rede municipal

11/07/2025

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Créditos: Magda Rabie

Sete escolas receberam novos brinquedos para os momentos de lazer e convívio dos seus alunos.

Com foco no desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) está investindo na aquisição e instalação de pracinhas em sete escolas da rede municipal de ensino. As estruturas foram implantadas tanto em escolas de educação infantil (EMEIs) quanto em escolas de ensino fundamental (EMEFs), contemplando diferentes faixas etárias e necessidades pedagógicas.

"Estamos investindo nas pracinhas porque acreditamos que o brincar é parte fundamental do processo de aprendizagem. Esses espaços contribuem para o desenvolvimento motor, social e emocional das crianças, além de tornarem o ambiente escolar mais acolhedor e atrativo", afirma a prefeita Sirlei Silveira.

Instituições de ensino beneficiadas:

-EMEF 17 de Abril – R$ 18.800,00
-EMEF Salzano – R$ 12.500,00
-EMEF Caramuru – R$ 13.000,00
-EMEI São João Batista – R$ 6.700,00
-EMEI Vera Marks – R$ 17.666,00
-EMEI Alice Maciel – R$ 15.750,00
-EMEI Vovó Celita – R$ 10.100,00

Recursos advém do Fundeb

O investimento total de R$ 94.516,00 advém do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), e visa ampliar o espaço lúdico e pedagógico nas escolas, fomentando novas metodologias de ensino por meio do brincar.

"As pracinhas cumprem um papel essencial no desenvolvimento das crianças. Precisamos estar sempre investindo nessa área, que é parte fundamental do processo educacional", destaca a secretária da Smece, Carla Amaral.

Definição passou por análise pedagógica

A escolha das instituições levou em conta critérios como necessidade de manutenção das estruturas antigas ou o aumento do número de alunos. Antes da aquisição, o Departamento Pedagógico da Smece realizou uma análise técnica para definir os brinquedos mais adequados para cada escola.

Foram levados em consideração a faixa etária dos estudantes e as propostas metodológicas adotadas, priorizando brinquedos com estrutura de madeira, de menor altura e com elementos que favorecem a participação ativa das crianças. Dentre os brinquedos adquiridos estão escorregadores, balanços, gangorras e outros equipamentos, conforme a necessidade de cada instituição.

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