Notícias
Faccat sediará audiência pública da Consulta Popular 2025/2026 no dia 23 de julho
16/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Evento busca mobilizar a comunidade para envio de propostas que poderão receber recursos estaduais
A comunidade de Taquara e região tem um compromisso importante com a democracia participativa na próxima quarta-feira, dia 23 de julho, às 14h30, no auditório do prédio administrativo da Faccat. Será realizada a audiência pública da Consulta Popular 2025/2026, com o objetivo de mobilizar cidadãos, entidades e associações para o envio de propostas que poderão receber recursos do orçamento estadual no próximo ano.
“A Consulta Popular é uma oportunidade valiosa para que a população participe ativamente das decisões sobre os investimentos em nossa região. Quanto mais engajamento tivermos, maiores as chances de conquistarmos recursos para projetos que realmente fazem a diferença nas comunidades”, destacou o prefeito em exercício de Taquara, Delmar Henrique Backes.
A iniciativa integra o processo da Consulta Popular, instrumento de participação criado em 1988 e coordenado atualmente pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Ao todo, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinou R$ 60 milhões para financiar as melhores ideias apresentadas pelas comunidades das 28 regiões dos Coredes. Para o Corede Paranhana-Encosta da Serra, que abrange dez municípios, entre eles Taquara, o valor previsto é de R$ 2,4 milhões.
Como cadastrar as propostas?
Nesta primeira etapa, os cidadãos podem acessar o portal www.consultapopular.rs.gov.br e cadastrar suas propostas até o dia 10 de agosto. As sugestões devem se enquadrar em áreas previamente definidas pelo Estado, como Cultura, Agricultura, Turismo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Meio Ambiente, entre outras. Importante destacar que não são mais aceitas propostas nas áreas de saúde, educação e segurança pública, consideradas de responsabilidade direta do governo.
As propostas cadastradas passarão por análise técnica. Aquelas que cumprirem os critérios estabelecidos serão incluídas no Caderno de Demandas Elegíveis, que servirá de base para a próxima etapa: a Assembleia Regional Ampliada, prevista para setembro, onde serão escolhidas as propostas que irão à votação final.
A audiência pública do dia 23 também servirá para esclarecer dúvidas da população sobre o processo e estimular a participação cidadã. A votação das propostas acontecerá entre os dias 6 e 10 de outubro, de forma digital. Para votar, será necessário informar o número do título de eleitor, o que ajuda a identificar a qual Corede o votante pertence.
O presidente do Corede Paranhana-Encosta da Serra, Dorneles Scita Fagundes, destaca que a Consulta Popular é uma garantia de investimentos em projetos que atendem às necessidades locais. "Essa mobilização é essencial para dar voz à comunidade. Esperamos reunir representantes de todos os municípios da região do Corede Paranhana-Encosta da Serra, que inclui o Vale do Paranhana, além de Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Lindolfo Collor e Morro Reuter”, observa.
Compartilhe:
de
2