Notícias
Artigo sobre Educação em Tempo Integral de Taquara é selecionado para publicação nacional
22/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação Smece

O município de Taquara celebra uma importante conquista na área da educação. Um artigo sobre a experiência local com Educação em Tempo Integral foi selecionado no resultado preliminar do edital de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A lista, divulgada na última sexta-feira (18), reconheceu 734 iniciativas de todo o país, entre elas a de Taquara.
Com o título “Programa Integra: Múltiplas Linguagens na Educação em Tempo Integral”, o artigo, elaborado pelos professores Jéssica Juliana da Silva e Dionata Gustavo Schöenardie, compartilha práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral, evidenciando o trabalho pedagógico alinhado à formação integral dos estudantes e à valorização da diversidade de saberes e expressões. A proposta foi considerada inspiradora e inovadora pela comissão avaliadora.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, Carla Amaral, comemorou o reconhecimento. “Essa seleção reforça o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, que considera o estudante em sua integralidade. É um orgulho ver o trabalho das nossas escolas sendo valorizado nacionalmente como referência e inspiração para outras redes de ensino”, destacou.
A seleção abrange projetos de 25 estados e 709 municípios brasileiros, incluindo 14 capitais. As propostas escolhidas irão compor um mapa nacional de experiências e farão parte de ações como a criação de uma rede de trocas entre gestores e educadores, além da publicação de um caderno de narrativas com lançamento previsto para outubro.
O edital é fruto de uma parceria entre o MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação do grupo de pesquisa Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia).
Escola em Tempo Integral
O programa Escola em Tempo Integral estimula a oferta de matrículas em tempo integral — com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais — priorizando escolas que atendem alunos em situação de vulnerabilidade.
Taquara também conta com três escolas em Tempo Integral: Escola Cívico Militar (Ecim) e as EMEFs Getúlio Vargas e Emílio Leichtveis (Emel), marcando um avanço da Rede Municipal de Ensino. A experiência de Taquara agora passa a integrar esse movimento nacional, contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa, inclusiva e transformadora.
Compartilhe:
de
5