Notícias
Taquara sedia reuniões regionais de saúde com foco na integração e fortalecimento do SUS
31/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Encontros reuniram gestores e técnicos de diferentes municípios
Na terça-feira (29), o município de Taquara foi palco de dois importantes encontros que reuniram representantes da saúde pública da região: a reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS) e a reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reuniram gestores e técnicos de diferentes municípios, promovendo debates e alinhamentos sobre as ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a manhã, de forma virtual, participaram da reunião os gestores municipais dos municípios que compõem a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) — correspondente à região do Paranhana — que engloba as cidades de Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas. Já na parte da tarde, a reunião da CIR foi realizada de forma presencial, reunindo representantes da 6ª região de saúde pertencente à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A Comissão Intergestora Regional (CIR) é considerada um espaço estratégico de governança do SUS no âmbito regional, com o papel fundamental de articular, pactuar e integrar ações e serviços de saúde entre os municípios e suas respectivas Coordenadorias Regionais, fortalecendo a atuação conjunta entre os níveis municipal e estadual.
As reuniões abordaram temas técnicos, experiências exitosas entre os municípios e ações previstas para os próximos meses, sempre com foco na qualificação dos serviços de saúde prestados à população gaúcha.
Para a secretária de Saúde de Taquara, Loreni Spirlandelli, sediar as reuniões representa um importante reconhecimento ao município e reforça seu protagonismo nas políticas públicas da área.
“Essas reuniões são fundamentais para a troca de experiências, para o fortalecimento da rede de atenção à saúde e para o debate de estratégias conjuntas entre os municípios. É um momento rico de aprendizado e alinhamento sobre os desafios e avanços que vivenciamos na gestão da saúde pública”, destacou Loreni.
A realização dos encontros em Taquara evidencia o comprometimento do município com a articulação regional e com a busca por soluções integradas e eficazes, contribuindo de forma significativa para a melhoria contínua da saúde pública no Estado.
Compartilhe:
de
3