Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Taquara realiza lançamento da cartilha “Educação no Trânsito Não Tem Idade”

06/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara


A Prefeitura de Taquara promoveu nesta quarta-feira (6) o lançamento oficial da cartilha “Educação no Trânsito Não Tem Idade”, um projeto voltado à conscientização sobre a importância do respeito e da segurança no trânsito. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades e parceiros da iniciativa.

A cerimônia, que contou com a presença da Escola de Trânsito da Brigada Militar, teve a participação de cerca de 200 alunos das escolas municipais Drº Alfredo Alípio Sperb, Getúlio Vargas, Lauro Hampe Müller, 17 de abril e Calisto Eulálio Letti. À tarde, outros estudantes também participaram das atividades. Além disso, todas as escolas que fazem parte do Coletivo Educador, tanto municipal quanto estadual, assim como as privadas, receberão a cartilha.

Em sua fala, a prefeita Sirlei Silveira destacou a relevância do projeto. "Educar para o trânsito é educar para a vida. Essa cartilha é mais uma ferramenta que vem somar aos esforços de conscientização em nossa cidade. O trânsito seguro começa com pequenas atitudes e todos nós temos um papel nessa construção", afirmou.

O vice-prefeito Delmar Backes também ressaltou a importância do trabalho em conjunto. "Essa é uma ação que une poder público, escolas, empresas e a comunidade em prol de um objetivo comum: salvar vidas no trânsito. Cada um que recebe essa mensagem passa a ser multiplicador de boas práticas".

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara, Telmo Vieira, enfatizou o apoio da Casa à iniciativa. "Projetos como este mostram a força da parceria entre sociedade civil e poder público. Temos que investir continuamente em educação para transformar o comportamento no trânsito e preservar vidas".

Diálogo com as crianças

O idealizador da cartilha, Marcio Reis, presidente da empresa Conecta Copebens, reforçou que o material foi pensado para ser acessível a todas as idades. "O trânsito não escolhe idade para ensinar ou cobrar responsabilidade. Nossa missão foi justamente criar um conteúdo que dialogue com crianças, sempre com uma linguagem simples e direta".

Além das falas das autoridades, o evento contou com a participação de representantes da Brigada Militar, do Comando Rodoviário, Corpo de Bombeiros, CONSEPRO, Secretaria Municipal de Educação, CFC Taquara e outras entidades parceiras. Também estiveram presentes diretores, professores e alunos das escolas municipais.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica da cartilha às autoridades e parceiros. Ao final, todos os presentes receberam o material para disseminar o conhecimento e reforçar a cultura de um trânsito mais seguro.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas