Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

secretaria da saúde

Prefeitura de Taquara promove evento voltado à saúde da mulher neste sábado (23)

21/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Alan Jr./Prefeitura de Taquara

Ações terão como foco a oferta de serviços de planejamento familiar

A Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover neste sábado (23) um evento especial voltado às mulheres, com foco na oferta de serviços de planejamento familiar. A ação acontecerá no Complexo Municipal de Saúde, no setor Materno Infantil, das 9h às 13h.

Durante a atividade, serão disponibilizados serviços de coleta de pré-câncer, consultas e orientações sobre saúde da mulher, além da inserção de DIU de cobre – método contraceptivo intrauterino, pequeno e em forma de T, que é colocado no útero para prevenir a gravidez.

Lei Municipal garante acesso aos meios de planejamento familiar
A prefeita Sirlei Silveira explica que a atividade faz parte da programação do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. E que a falta de acesso ao planejamento familiar também é considerada uma forma de violência.

“Por isso, estamos reforçando ações que garantam esse direito às mulheres. O acesso aos meios de planejamento familiar está garantido pela Lei Municipal nº 6967, de 13 de junho de 2024, que dispõe sobre a política de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade pela Rede Pública de Saúde, com a utilização do DIU), explica a prefeita de Taquara.

A secretária de Saúde, Loreni Spirlandelli, destaca a relevância da iniciativa para a saúde feminina e faz um convite para que todas participem.

“É fundamental que as mulheres taquarenses realizem exames preventivos, como o que ajuda a identificar precocemente o câncer do colo do útero, e que também busquem informações sobre medidas de planejamento familiar. O cuidado preventivo é sempre a melhor forma de garantir qualidade de vida e bem-estar”, ressaltou.

O Complexo Municipal de Saúde de Taquara está localizado na Avenida Sebastião Amoretti, 1865, no bairro Morro do Leôncio.
 

Editoriais

secretaria da saúde

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas