Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Projeto Bombeiro Mirim de Taquara supera expectativas e desperta interesse de outros municípios da região

11/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cleusa Silva

Iniciativa tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes, oferecendo conhecimentos de prevenção, ética e disciplina, além de fortalecer os laços comunitário

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Taquara comemora o sucesso do projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Retomado no município após 19 anos, o programa já se tornou referência, despertando a atenção de outros municípios interessados em incluir seus estudantes nas turmas do próximo ano.

Voltada a crianças entre 10 e 12 anos, a iniciativa tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes, oferecendo conhecimentos de prevenção, ética e disciplina, além de fortalecer os laços comunitários. É muito gratificante perceber que o Bombeiro Mirim está incentivando outros estudantes de Taquara a querer participar no ano que vem e, ao mesmo tempo, atraindo a atenção de outros municípios da região. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao investir em educação preventiva e cidadania”, afirmou a prefeita Sirlei Silveira.

 

Aprendizado para a vida

Além de noções relacionadas à profissão de bombeiro, os estudantes recebem orientações sobre diversos temas. No Bombeiro Mirim, eles aprendem desde noções de educação financeira e de trânsito até atividades práticas como prevenção contra afogamento, transporte de vítima em maca, prevenção contra incêndios e salvamento em altura. É um aprendizado completo, que vai além do quartel e se reflete no dia a dia das crianças”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara, sargento Edson Santos.

 

Taquara estará presente em olimpíada na Serra

O projeto também abre espaço para experiências únicas de integração. Neste sábado (13), os alunos de Taquara irão representar o município na 1ª Olimpíada de Bombeiros Mirins da Serra Gaúcha, em São Marcos.

A aula realizada na quarta-feira (10) foi especialmente planejada para preparar os integrantes da nossa turma para essa competição, que reunirá cerca de 350 crianças, organizadas em 11 equipes de pelotões de bombeiros de diversas cidades do Estado”, destacou o instrutor do programa, sargento Rodrigo Fabra de Souza.

 

Interesse de outros municípios do Paranhana

Visando expandir a iniciativa para outras cidades do Vale do Paranhana, representantes do Rotary Club têm realizado visitas ao quartel de Taquara. Na quarta-feira, o presidente do Rotary Club de Taquara, Rinaldo Simões, e o presidente do Rotary Club de Igrejinha, Marcelo Tomé Menegildo, acompanharam o treinamento da turma e ressaltaram as qualidades do projeto, que compartilha com os clubes de serviço valores como o voluntariado e a promoção do bem comum.

A proposta dos representantes do Rotary, em sintonia com uma ideia já estudada pelo sargento Edson, é ampliar o número de vagas ou criar um novo turno para a turma de 2026, de forma a contemplar também crianças de outros municípios da região.

 

Bombeiros Mirins conhecem profissionais de diversas áreas

Tendo como proposta oferecer aos participantes do projeto Bombeiro Mirim a oportunidade de conhecerem outras profissões, Sargento Edson conta que frequentemente são promovidas visitas de outros profissionais, que realizam uma palestra informal abordando aspectos da sua rotina profissional.

Já estiveram no quartel conversando com os estudantes a prefeita Sirlei Silveira, a vereadora Carmem Fontoura representando o Legislativo, e a jornalista Cleusa Silva, assessora de imprensa da Prefeitura de Taquara.

“Essas conversas que os profissionais têm com os bombeiros mirins acaba incentivando eles a conhecerem outras profissões que atuam na sociedade e, quem sabe, no futuro acabem optando por uma dessas profissões, não somente a de bombeiro”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara.

Outros profissionais que quiserem conhecer o projeto e falar sobre suas experiências no mercado de trabalho aos estudantes do projeto Bombeiro Mirim podem entrar em contato com o sargento Fabra, pelo número (51) 3542-1110.

A formatura da turma Bombeiro Mirim 2025 já tem data marcada: será realizada no dia 30 de outubro, às 16h, no auditório do Centro de Eventos da Faccat.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

91

Leia notícias relacionadas