Notícias
Secretaria de Saúde
Taquara reforça importância da vacina contra o HPV a jovens de até 19 anos
09/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Cleusa Silva

Imunizante que previne o câncer do colo do útero é disponibilizado de forma gratuita
A Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o alerta à comunidade sobre a importância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), imunizante que previne o câncer no colo do útero e outros tipos de tumores relacionados ao vírus. A vacina está disponível gratuitamente para os públicos-alvos na rede de saúde municipal e integra o Plano Nacional de Imunizações (PNI) desde 2014.
O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas e é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. Existem mais de 200 tipos do vírus, alguns causam verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos — como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
Não ao preconceito
Inicialmente oferecida apenas a meninas de 9 a 14 anos, a vacina passou a ser disponibilizada também a meninos na mesma faixa etária a partir de 2017. E, até dezembro de 2025, o imunizante poderá ser aplicado gratuitamente em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos.
A prefeita Sirlei Silveira destacou que a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer do colo do útero, mas ainda enfrenta resistência por parte de algumas famílias.
“É importante que os pais compreendam que a vacina contra o HPV protege nossos jovens de doenças graves no futuro. A prevenção é um gesto de amor e cuidado com a saúde”, afirmou a prefeita de Taquara.
Prevenção é o melhor remédio
Sempre preocupada em manter em dia a carteirinha de vacinação de sua filhas - Ketlin, de 11 anos, e Karen, de seis anos -, Angela Clara da Silva Dupratt Apolinário, moradora do bairro Morro da Cruz, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariozinho, na tarde de quinta-feira (09), para que sua filha mais velha fizesse a vacina contra a meningite.
Compreendendo a importância da vacina contra o HPV, Angela contou que tomou conhecimento sobre esse imunizante na escola de suas filhas, leu reportagem sobre o tema, e também buscou informações com a Débora Schneider, da equipe de vacinadores da UBS Mariozinho.
Ela disse ainda que a Ketlin já havia feito a vacina contra o HPV aos 10 anos, que pretende vacinar a Karen quando completar nove anos e aproveitou para deixar um recado para os pais que ainda têm preconceito quanto a este imunizante.
“No meu ponto de vista, essa vacina é uma coisa muito boa, porque é uma forma de prevenção contra esse tipo de câncer, e não quer dizer que a criança ou que o adolescente, ou pré-adolescente, irá começar a vida sexual mais cedo. Devemos aproveitar essa prevenção que a gente não teve nos anos anteriores”, reforça Angela.
Onde se vacinar
A secretária de Saúde, Loreni Spirlandelli, informa que a vacina está disponível nas UBSs Mundo Novo, Santa Teresinha, Dr. Mariozinho, Empresa e Santa Cruz da Concórdia. “Basta comparecer à UBS mais próxima e solicitar a aplicação do imunizante. Não é necessário agendamento prévio”, ressaltou Loreni.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Taquara, enfermeira Amanda Rodrigues Baptista, desde janeiro, 2.645 adolescentes já receberam a vacina no município. “Nossa meta é alcançar mais de 90% da cobertura vacinal deste público até o fim do ano”, informou.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taquara, pelo telefone (51) 3541-9304.
Editoriais
Secretaria de Saúde
Compartilhe:
de
1