Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Taquara sedia o 5º Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável

04/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação/SMECE

Evento reuniu representantes de municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul, para fortalecer iniciativas voltadas à produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas

Ocorreu, na quinta (30) e sexta-feira (31), no auditório 3 do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o 5º Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável. O encontro, que reuniu representantes de municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul, teve como objetivo promover um debate sobre políticas públicas, compartilhar experiências e fortalecer iniciativas voltadas à produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas.

O evento foi promovido pelo Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar e Faccat, por meio da Escola Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e participação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Taquara.

Durante a abertura oficial, o coordenador do Fórum, Mário Sander Bruck, destacou a importância do tema. “A agricultura urbana e periurbana vai muito além do cultivo no quintal. Ela envolve saúde, educação, sustentabilidade e alimentação. É preciso dar visibilidade ao tema e avançar na construção de políticas e práticas que fortaleçam esse movimento”, afirmou.

Representando a prefeita Sirlei Silveira, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Taquara, Gilson Redin, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a Lei Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, que institui diretrizes e incentivos à prática no município.

“Taquara tem se destacado com ações que incentivam a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis em diferentes espaços urbanos. Essa lei é um marco que consolida nosso compromisso com o meio ambiente, com a segurança alimentar e com o fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou Redin.

O vice-diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dorneles Scita Fagundes, representando a Faccat, ressaltou o compromisso da Instituição com o desenvolvimento local.

“A Faccat tem no seu DNA a aproximação com a comunidade. Falar de agricultura urbana é falar de saúde, renda e qualidade de vida. Este seminário é uma oportunidade para incentivar novas iniciativas e consolidar experiências já existentes”, pontuou.

Educação Ambiental é destaque no evento

Na manhã de sexta-feira, a Educação Ambiental de Taquara apresentou o projeto "Semeando e cultivando para além das hortas escolares". A apresentação foi realizada pelas escolas municipais de educação infantil (EMEIs) Alice Maciel e Vovó Neli, representando as demais 52 instituições que fazem parte do projeto desenvolvido pelas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDAs)

“Nossa apresentação serviu como referência para muitos participantes do evento. Inclusive, recebemos muitos convites para dialogar em outros municípios do Estado, levando o case apresentado no seminário”, contou Luciana Martins, coordenadora municipal de Educação Ambiental de Taquara.

A programação do seminário, que encerrou na sexta-feira, incluiu palestras, rodas de conversa e apresentações de experiências de diferentes municípios. Durante os dois dias, foram abordados temas como hortas terapêuticas, hortas medicinais e fitoterapia, hortas comunitárias e agroflorestais, agroflorestas e saberes ancestrais, compostagem e biodigestores, produção de flores comestíveis e PANCs, além de iniciativas locais, como a Horta Comunitária do Bairro Empresa e o Projeto Comvidas – Hortas Escolares de Taquara.
 

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas