Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Programação da Semana da Consciência Negra de Taquara terá cinema e festa de integração

19/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Atividades serão realizadas na sexta-feira (21) e sábado (22)

A Semana da Consciência Negra de Taquara segue com uma programação diversificada nesta sexta-feira (21) e sábado (22), incluindo sessão de cinema e uma grande festa de integração. Organizadas pelo Instituto Pró-Cidadania (IPC) e pela Administração Municipal de Taquara, por meio da Diretoria de Cultura, as atividades têm como objetivo promover reflexão sobre a luta histórica do povo negro por igualdade, respeito e reconhecimento de sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.

A programação terá início nesta quarta-feira (19), às 19h30, com uma roda de conversa no auditório 3 das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). O encontro reunirá Fernando Sodré, diretor-geral da Secretaria de Turismo do RS e ex-chefe da Polícia Civil do RS; Márcio Chagas, professor de Educação Física, ex-árbitro de futebol, palestrante e ativista antirracista; e Orson Soares, professor e escritor. Os convidados irão abordar o tema “Efeitos do Racismo Estrutural”, destacando desafios, avanços e a importância de políticas permanentes de promoção da igualdade racial.

Após uma pausa na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a programação será retomada na sexta-feira (21) com uma sessão de cinema temática. Das 8h30 às 10h30, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar (Rua Júlio de Castilhos, 2500 – Centro), serão exibidos curtas-metragens que tratam de identidade, cabelo, cor da pele e representatividade, buscando ampliar o diálogo com estudantes e a comunidade.

O encerramento das atividades ocorrerá no sábado (22), na Sociedade Esportiva e Recreativa Santos (SER Santos), localizada na Rua Mato Grosso, 240, no bairro Santa Teresinha. Aberta ao público, a celebração reunirá música, feira de suvenires e diversas atrações culturais, incluindo apresentações de capoeira, samba, música ao vivo, expressão afro e outras manifestações artísticas. A proposta é promover integração, valorização cultural e fortalecimento das identidades negras presentes no município.
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas