Notícias
Representantes da Saúde de Taquara participam de capacitação sobre implante contraceptivo em Porto Alegre
24/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Secretaria de Saúde de Taquara
Conhecido como Implanon, o método contraceptivo subdérmico atua no organismo por até três anos
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara estiveram, na terça-feira (18), em Porto Alegre, participando de uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o implante intradérmico anticoncepcional.
Conhecido como Implanon, o método contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel é considerado inovador por sua longa duração — atuando no organismo por até três anos — e pela alta eficácia em comparação a outros métodos já oferecidos.
O encontro, realizado no Hotel Plaza São Rafael, reuniu equipes de municípios com mais de 50 mil habitantes e teve como foco a ampliação das estratégias de saúde sexual e reprodutiva no Sistema Único de Saúde (SUS). De Taquara, participaram Amanda Rodrigues Baptista, enfermeira e coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS); Maria Cândida Peres, enfermeira responsável pelo setor Materno Infantil; e a Dra. Jamile Aniceto, responsável pela equipe médica da APS no município.
Conforme Amanda, o grupo recebeu orientações detalhadas sobre a saúde sexual e reprodutiva das mulheres no SUS, sobre a Rede Alyne — iniciativa nacional de fortalecimento do cuidado materno — e instruções específicas para aplicação e acompanhamento do Implanon.
Segundo ela, a capacitação foi estruturada para que os profissionais atuem como multiplicadores nos municípios de origem. “Além de recebermos todas as orientações técnicas sobre o implante, também fomos preparados para multiplicar esse conhecimento em Taquara, capacitando outras equipes. Dessa forma, garantiremos que o Implanon seja utilizado de maneira segura e eficaz”, destacou.
A prefeita Sirlei Silveira reforçou a relevância da iniciativa, destacando o impacto positivo na vida das mulheres taquarenses. “A ampliação do acesso a métodos contraceptivos modernos e eficazes demonstra o compromisso do município com políticas de prevenção e planejamento familiar. Medidas como essa ajudam a evitar gestações não planejadas e fortalecem o cuidado integral com as mulheres”, afirmou a prefeita de Taquara.
Segundo a Secretaria de Saúde de Taquara, a partir de dezembro, o método já estará disponível para as pacientes do município. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3541-9300.
Compartilhe:
de
0