Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura de Taquara passa a disponibilizar licenciamento ambiental 100% on-line a partir do dia 05 de janeiro

23/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Imagem ilustrativa

Novo sistema irá substituir o protocolo presencial que até então era feito junto ao setor de Protocolo Geral da Prefeitura

A Prefeitura de Taquara informa que, a partir do dia 05 de janeiro de 2026, a solicitação de licenciamento ambiental passará a ser realizada de forma exclusivamente on-line. O novo sistema irá substituir o protocolo presencial que até então era feito junto ao setor de Protocolo Geral da Prefeitura.

As atividades e empreendimentos que devem obter licença ambiental são definidas pela resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) através da Resolução Consema nº 372/2018, com suas alterações. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Dione Gelinger, todo o processo será realizado pela internet, desde o protocolo inicial até a emissão da licença ambiental.

Caso seja necessária alguma complementação, as solicitações também serão feitas diretamente pelo sistema on-line, em contato com a consultoria responsável pelo serviço do empreendedor.


Capacitação para consultorias ambientais
Com o objetivo de orientar os profissionais que atuam no município, a Prefeitura de Taquara promoveu, na última quinta-feira (18), um treinamento on-line voltado às consultorias ambientais.

Durante a capacitação, foram apresentados todos os passos do novo sistema, incluindo cadastro, criação de login e senha, tanto do técnico quanto da empresa consultora.

“Eles puderam tirar todas as suas dúvidas sobre esse sistema, que tem comunicação direta com a nossa secretaria”, destacou a diretora de Meio Ambiente.

A partir do dia 05 de janeiro de 2026, a solicitação do licenciamento ambiental deverá ser feita pelo link:
https://portal.sysnova.com.br/Index.aspx?pmid=468

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, pelo telefone (51) 3543-9200, ramais 235 ou 226.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas