Notícias
Curso presencial do Programa Partiu Futuro Reconstrução inicia em Taquara
05/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Magda Rabie
Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Município, oferece formação profissional e oportunidade de recomeço para jovens atingidos pelas enchentes
Teve início nesta segunda-feira, 5 de janeiro, em Taquara, o curso presencial do Programa Partiu Futuro Reconstrução – 2ª edição, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Município. O programa é voltado a jovens de famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024 e, nesta edição, oferece 50 vagas de aprendizagem profissional, das quais 46 foram preenchidas.
Em Taquara, os jovens participam do curso como aprendizes, com atuação futura na Administração Pública Municipal. A formação ocorre na Unipacs, localizada na Rua Guilherme Lahm, 910, no Centro, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, reunindo alunos de Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara.
Formação e inserção no mercado de trabalho
Durante os primeiros 30 dias úteis, os participantes passam por uma etapa presencial de capacitação. Após esse período, iniciam as atividades práticas em departamentos da Prefeitura de Taquara, com jornada de 20 horas semanais. A partir dessa fase, o curso passa a acontecer uma vez por semana.
O programa garante formação profissional, experiência prática e acompanhamento ao longo de 12 meses, além de benefícios como carteira assinada, remuneração mensal de R$ 894,52, auxílio-alimentação de R$ 550,00, vale-transporte conforme necessidade, reforço escolar, apoio jurídico, acompanhamento psicológico, uniforme do programa e acesso a serviços de telemedicina. Ao final do percurso formativo, todos os jovens recebem certificação.
Cidadania, reconstrução e novas oportunidades
Para a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, o início do programa representa um passo importante no processo de reconstrução social do município. “Este programa é muito mais do que uma oportunidade de emprego, representa esperança, recomeço e dignidade para jovens e famílias que foram atingidos pelas enchentes de 2024. Estamos falando de garantir direitos, fortalecer a cidadania e oferecer condições reais para que esses jovens construam um futuro melhor”, destacou a prefeita.
As aulas são ministradas pelo professor Vitor Carvalho, da entidade executora Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, uma OSCIP que conecta educação, trabalho e tecnologia para gerar impacto social positivo. Segundo o professor, o foco vai além da qualificação profissional. “A ideia é preparar para o mercado de trabalho, mas também trabalhar a construção cidadã, ensinar valores e competências que eles vão levar para a vida. Não é só para usar no trabalho, mas para a vida como um todo”, explicou.
Entre os alunos, a expectativa é grande. Myrella Santos Petry, de 15 anos, moradora do bairro Eldorado, em Taquara, destaca a importância da iniciativa. “Eu acho importante para o nosso futuro, começar com um emprego desde cedo. Minha família foi atingida pela enchente e essa oportunidade significa muito para nós”, relatou.
Já Emanueli Ramona Grüm, também de 15 anos, moradora do bairro Bom Pastor, em Igrejinha, afirma que decidiu participar pensando no futuro. “Eu pensei no meu futuro, em aprender tudo o que eu pudesse. Acho muito importante para conseguir uma boa carreira e já sair com um emprego”, destacou.
O Programa Partiu Futuro Reconstrução une qualificação profissional, geração de renda e inclusão social, oferecendo aos jovens a oportunidade de exercer a cidadania, superar adversidades e construir novos caminhos após um dos períodos mais desafiadores vividos pela região.
Compartilhe:
de
4