Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Duas escolas de Taquara estão entre as 200 melhores do RS no Prêmio Alfabetiza Tchê

03/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cleusa Silva/Prefeitura de Taquara

Premiação é concedida conforme a pontuação obtida no Índice da Qualidade da Alfabetização (IQAe)

Duas escolas de Taquara foram selecionadas entre as 200 melhores do Rio Grande do Sul no Prêmio Alfabetiza Tchê. A premiação considera a pontuação obtida no Índice da Qualidade da Alfabetização (IQAe), divulgada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na última terça-feira (27).

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Calisto Eolálio Letti alcançou a média de 77,33 no IQAe, enquanto a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Tristão Monteiro obteve a média de 76,92. Os resultados garantiram às duas instituições o reconhecimento estadual pelo desempenho na alfabetização.

Prêmio Alfabetiza Tchê
Criado em setembro de 2022, o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), conhecido como Alfabetiza Tchê, tem como objetivo reafirmar o compromisso do Estado no apoio aos 497 municípios gaúchos para incentivar a alfabetização na idade certa.

O programa atua em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo.

No âmbito do Alfabetiza Tchê, são avaliados alunos da Educação Infantil (quatro e cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual. O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar as escolas públicas que se destacam nos resultados de alfabetização, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando critérios técnicos que avaliam o desempenho dos estudantes nos processos de leitura, escrita e aprendizagem.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara, Carla Amaral, a conquista reflete o trabalho coletivo desenvolvido no município. “Essa premiação é fruto de um trabalho contínuo de valorização dos profissionais que atuam na educação e do compromisso da Administração Municipal com a qualidade do trabalho pedagógico que é oferecido aos estudantes de Taquara, nas três redes de ensino”, destaca.

A prefeita Sirlei Silveira também parabenizou as instituições reconhecidas. “Parabenizo as duas escolas vencedoras pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo, servindo como exemplo para que outros educandários de Taquara busquem aprimorar seus métodos de ensino e estratégias, fortalecendo cada vez mais a alfabetização de nossos estudantes”, ressalta.

O local, a data e o horário da solenidade de entrega do Prêmio Alfabetiza Tchê ainda serão definidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A lista completa com as 200 escolas premiadas pode ser conferida no link: https://drive.google.com/file/d/1UUOolXqM9XpQ56OO-P72mQEENQPbfujZ/view

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas