Secretaria de Orçamento e Finanças

Pagamento do IPTU de Taquara pode ser feito até 15 de fevereiro

31/01/2024

Créditos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Prazo é de vencimento da cota única ou da primeira parcela da contribuição

Faltam duas semanas para que os contribuintes de Taquara possam realizar o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Taquara, em 2024. O vencimento será no dia 15 de fevereiro, tanto para quem pagará a contribuição à vista, quanto para aqueles que desejam parcelar.

As guias de pagamento do IPTU podem ser retiradas de quatro formas diferentes. No site da Prefeitura de Taquara, em www.taquara.rs.gov.br, há um link disponível para o acesso ao IPTU deste ano. Também é possível solicitar os carnês pelo WhatsApp (51) 99447-5067, ou pelo e-mail iptu@taquara.rs.gov.br. Nestes casos, o contribuinte precisa enviar informações como o número de inscrição municipal ou o nome e CPF do proprietário, assim como o endereço do imóvel.

Presencialmente, o pedido pelas guias poderá ser feito no Setor de Tributação do Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. “Estamos com um grande grupo de servidores mobilizados a atender a comunidade para que retirem os seus carnês do IPTU dentro do prazo estabelecido. Lembrando que é através desta contribuição que o Município terá valores importantes para a realização de investimentos em diversas áreas importantes”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Pagamento à vista com desconto

Para quem pagar o IPTU de 2024 à vista, há desconto entre 5% e 15% sobre o valor total. A população que está em dia com o Município tem direito de redução de 15% sobre o imposto. No caso de quem possui débitos com o fisco municipal, inscritos ou não em dívida ativa, mas que desejam pagar o IPTU em cota única, o desconto é de 5%.

A contribuição também pode ser paga de forma parcelada, em até 11 prestações mensais e consecutivas, desde que o valor da parcela seja acima de R$ 68,75. O vencimento da primeira parcela será em 15 de fevereiro, e das demais parcelas no dia 10, ou no primeiro dia útil após o dia 10 de cada mês.

Como pagar o IPTU

O imposto pode ser pago presencialmente no Centro Administrativo Municipal, assim como em agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banrisul, ou em agências conveniadas, através de um código de barras. A contribuição também poderá ser paga via pix em qualquer instituição financeira, através de um QR-Code impresso na guia de pagamento.

Secretaria de Orçamento e Finanças