Secretaria de Orçamento e Finanças

IPTU de Taquara vence nesta quinta-feira (15)

14/02/2024

Créditos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Cota única da contribuição pode ser paga com até 15% de desconto

O vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Taquara é nesta quinta-feira (15), tanto para o pagamento em cota única quanto da primeira parcela da contribuição em 2024. Os carnês podem ser emitidos por quatro formas diferentes, online ou presencial, com descontos que variam entre 5% e 15% para quem pagar à vista.

“Nossa equipe do setor de Tributação, da Secretaria de Orçamento e Finanças, está mobilizada a oferecer o melhor atendimento para o contribuinte que ainda não pagou o seu IPTU. É importante que a população não perca os prazos, para que não ocorra o risco de elevar a contribuição por causa de juros ou multas”, aponta a prefeita Sirlei Silveira.

Como solicitar o carnê do IPTU

No site da Prefeitura de Taquara, em www.taquara.rs.gov.br, em sua página inicial, há um link de acesso rápido ao IPTU deste ano, facilitando o acesso das guias de pagamento. Também é possível fazer o pedido através do WhatsApp (51) 99447-5067, ou pelo e-mail iptu@taquara.rs.gov.br. Nestes casos, o contribuinte deve enviar informações como o nome e CPF do proprietário, ou o número de inscrição municipal, assim como o endereço do imóvel.

Presencialmente, as guias de pagamento podem ser solicitadas no setor de Tributação, que fica no Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro. Nesta quarta-feira (14), o atendimento segue até às 18h. Na quinta-feira (15), o atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Desconto de até 15% à vista

A redução da contribuição à vista tem desconto que varia entre 5% e 15% sobre o valor total. Quem está em dia com o Município tem direito de redução de 15% sobre o imposto. Para a população que está com débitos com o fisco municipal, inscritos em dívida ativa ou não, o desconto na cota única será de 5%.

O IPTU também pode ser parcelado em até 11 prestações mensais e consecutivas, desde que o valor de cada parcela seja acima de R$ 68,75. O vencimento da prestação de fevereiro será nesta quinta-feira (15). Nos próximos meses, será sempre no dia 10 de cada mês, ou no primeiro dia útil após o dia 10.

O pagamento do IPTU pode ser feito no Centro Administrativo Municipal, em agências conveniadas – através de um código de barras –, ou via pix em qualquer instituição financeira, por meio de um QR-Code presente na guia de pagamento.

Secretaria de Orçamento e Finanças