Secretaria de Orçamento e Finanças

Vencimento do IPTU de Taquara será na próxima semana

07/02/2024

Créditos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Dia 15 de fevereiro é a data limite para o pagamento da cota única ou da primeira parcela

Os contribuintes de Taquara têm até a próxima quinta-feira (15) para fazer o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em 2024. A emissão dos carnês da contribuição municipal pode ser feita de quatro formas diferentes, com desconto de até 15% para aqueles que pagarem à vista.

“É muito importante que a comunidade fique atenta ao prazo de vencimento do IPTU, para que não corra riscos de elevar a fatura em razão de juros ou multas. Através desta contribuição, é possível realizarmos diversos investimentos em áreas importantes para o nosso Município, proporcionando melhorias para a população taquarense”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Como solicitar o carnê

Os carnês do IPTU de 2024 podem ser retirados de quatro diferentes formas. No site da Prefeitura de Taquara, em www.taquara.rs.gov.br, há um link disponível para o acesso ao IPTU deste ano. Também é possível fazer a solicitação pelo WhatsApp (51) 99447-5067, ou pelo e-mail iptu@taquara.rs.gov.br. Nestes casos, o contribuinte deve enviar informações como o número de inscrição municipal ou o nome e CPF do proprietário, assim como o endereço do imóvel.

Presencialmente, as guias de pagamento podem ser solicitadas no setor de Tributação, no Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Descontos para o pagamento à vista

Para a população que pretende pagar o IPTU de 2024 à vista, há o desconto que varia entre 5% e 15% sobre o valor total. Os contribuintes que estão em dia com o Município têm direito de redução de 15% sobre o imposto. Já aqueles que estão com débitos com o fisco municipal, inscritos em dívida ativa ou não, o desconto da contribuição é de 5% na cota única.

De forma parcelada, o IPTU pode ser pago em até 11 prestações mensais e consecutivas, desde que o valor da primeira parcela seja acima de R$ 68,75. O vencimento da primeira parcela será na próxima quinta-feira (15), e das demais faturas no dia 10 de cada mês, ou no primeiro dia útil após o dia 10.

O imposto pode ser pago no Centro Administrativo Municipal, em agências conveniadas – através de um código de barras –, ou via pix em qualquer instituição financeira, por meio de um QR-Code presente na guia de pagamento.

Secretaria de Orçamento e Finanças