Notícias
Taquara recebe veículo para reforçar ações do Programa Família Gaúcha
18/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Cristiano Vargas
Carro oficial foi entregue nesta terça-feira (18), totalmente custeado pelo Estado.
O Município de Taquara recebeu nesta terça-feira (18) um veículo HB20 sedã destinado às ações do Programa Família Gaúcha (PFG), entregue oficialmente com a presença da prefeita Sirlei Silveira, do secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Adalberto Soares, e demais representantes da secretaria.
“A chegada deste veículo representa mais autonomia e eficiência no atendimento às famílias que mais precisam. É o Estado e o Município trabalhando juntos pela dignidade e pela transformação social”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
O automóvel, custeado pelo Estado, será utilizado pelas Agentes de Desenvolvimento da Família (ADF), que também têm seus contratos pagos pelo Governo do RS. O Município é responsável por oferecer espaço físico e participar da execução de decisões, por meio da composição dos comitês locais.
O Programa Família Gaúcha fortalece, em Taquara, as ações já desenvolvidas pelos serviços PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos), ampliando o alcance da política de proteção social.
A Assembleia Legislativa aprovou na última quarta-feira (12) o projeto de lei que formaliza o repasse mensal de R$ 200 às famílias atendidas — um dos eixos centrais do PFG, lançado pelo Governo do Estado em setembro de 2025 com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e promover emancipação social de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Metodologia e funcionamento
Com consultoria da UNESCO, o PFG adota uma metodologia de progresso familiar, com acompanhamento contínuo. A emancipação é reconhecida quando a família atinge 11 dos 15 critérios, envolvendo renda, saúde, moradia, convivência, educação e protagonismo social.
Em Taquara, o Programa fortalece o alcance territorial do CRAS, que possui mais de 5 mil famílias referenciadas. As ADFs Amanda Backes Dörr (psicóloga) e Graziela Scheffel Bangel (assistente social) — contratadas pelo Estado via CIEE-RS — já estão em atuação, acompanhando 32 famílias cada, com visitas domiciliares e construção de Planos de Autonomia Familiar ao longo de 22 meses.
A diretora de Proteção Social Básica, Luciana Hoffmann, destaca a importância da iniciativa: “O Família Gaúcha reforça o compromisso do Estado e dos municípios com a proteção social e a dignidade humana. É uma metodologia inovadora, mais próxima das realidades familiares, estimulando a autonomia e o fortalecimento de vínculos”, observa.
Público-alvo e intersetorialidade
O programa atende famílias em extrema vulnerabilidade social, com renda per capita de até R$ 218, conforme o CadÚnico. A seleção é feita pelo Estado, e o Comitê Local valida as famílias com maior necessidade.
A execução envolve as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Habitação e Trabalho, reforçando o caráter intersetorial da política pública.
Mesmo em fase inicial, o PFG já demonstra impacto positivo, fortalecendo a articulação entre Estado e municípios e ampliando o acesso à rede socioassistencial.
Informações
O atendimento ocorre no CRAS, na Rua Guilherme Lahm, 947. Telefone: (51) 3541-9242.
Compartilhe:
de
0