Notícias
Encontros do grupo de caminhada “Saúde em Movimento” promovem bem-estar e prevenção à hipertensão no bairro Empresa
19/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação/Secretaria de Saúde de Taquara
Organizados pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Empresa, encontros ocorrem a cada 15 dias
A Secretaria Municipal de Saúde de Taquara segue desenvolvendo ações voltadas à prevenção e promoção da saúde com o grupo de caminhada "Saúde em Movimento – ESF Empresa", organizado a cada 15 dias pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Empresa. O projeto tem como principal objetivo incentivar a prática regular de atividade física como forma de controle e prevenção da pressão arterial, além de promover hábitos de vida mais saudáveis entre os moradores.
De acordo com Amanda Rodrigues Baptista, enfermeira sanitarista e coordenadora da Atenção Primária à Saúde no município, os encontros vão além da caminhada. Antes do início das atividades, os participantes recebem orientações sobre a prática de exercícios físicos e também são instruídos sobre o uso de chás medicinais, como forma de aproveitar as propriedades terapêuticas das plantas.
“No encontro do dia 24 de outubro, por exemplo, eles aprenderam sobre o uso medicinal da camomila e da lavanda, chás que auxiliam nas dores musculares, sono e estresse”, destaca Amanda.
A iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade, com forte adesão dos moradores do bairro Empresa. Segundo a secretária municipal de Saúde, Loreni Spirlandelli, o grupo tem se fortalecido graças ao trabalho de orientação realizado pelas agentes comunitárias de saúde.
“A participação dos pacientes encaminhados pelas nossas agentes de saúde demonstra que o projeto tem alcançado seu propósito, que é o de motivar a mudança de hábitos e promover o autocuidado”, afirma Loreni.
Ações simples, grandes impactos
Para a prefeita Sirlei Silveira, o projeto é um exemplo de como ações simples podem gerar grandes impactos: “Além de estimular a prática de atividade física, o ‘Saúde em Movimento’ também oferece orientações sobre o uso de medicamentos naturais, fortalecendo o vínculo dos moradores com práticas de cuidado que respeitam a cultura e os saberes populares”, ressalta a prefeita.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o próximo encontro do grupo está agendado para o dia 30 deste mês, juntamente com o “Saúde em Foco”. O evento terá atividades como aromaterapia, massoterapia, acupuntura, aferição de sinais vitais, pesagem de bolsa família, orientações e encaminhamento para rede de planejamento familiar, entre diversas outras, a partir das 14h, no Parque do Trabalhador.
Compartilhe:
de
2